TDAH E MANEJO DA RAIVA
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- 12.APONTANDO A DIFERENÇA ENTRE DEMÊNCIA E TDAH EM ADULTOS MAIS VELHOS.
- 13.ASSOCIAÇÕES GENÉTICAS ENTRE PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
- 14.ANÁLISE GENÔMICA DO TDAH EM NEANDERTAIS E HUMANOS MODERNOS
- 15.DESCONTINUAR A MEDICAÇÃO DIMINUI LIGEIRAMENTE A QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH.
- 16.COMO TRABALHAR DE CASA COM TDAH
- 17.VIDEOGAME PARA O TRATAMENTO DO TDAH É APROVADO PELO FDA
- 18.COMO LIDAR COM A IMPULSIVIDADE EM CRIANÇAS E ADULTOS
- 19.RELAÇÃO ENTRE TDAH E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
- 20.RELAÇÃO ENTRE INSÔNIA E CONSUMO DE ÁLCOOL COM SINTOMAS DE TDAH
- 21.CRIANÇAS COM PROBLEMAS OU ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO PODEM TER MAIOR RISCO DE ASMA
- 22.TDAH EM ADULTOS: COMO SABER SE VOCÊ TEM TDAH?
- 23.NOVA MEDICAÇÃO PARA TRATAMENTO DO TDAH EM ESTUDO
- 24.COMO O PACIENTE ADULTO PODE ENFRENTAR O TDAH DURANTE A PANDEMIA
- 25.QUAL O EFEITO NA FUNCIONALIDADE DO USO DE MEDICAMENTOS PARA O TDAH?
- 26.SINTOMAS E SINAIS DE TDAH, PARTE I – HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE
- 27.POR QUE VOCÊ PROCRASTINA SEUS COMPROMISSOS?
- 28.COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE TDAH?
- 29.FATORES QUE INFLUENCIAM A INICIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E DESCONTINUAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO TDAH
- 30.TDAH NO ADULTO E ADESÃO AO TRATAMENTO
- 31.DIFERENÇAS CORTICAIS RELACIONADAS À IDADE NO TDAH, TEA E TOC.
- 32.SINTOMAS DO TDAH PARTE II: DESATENÇÃO
- 33.FATORES PSICOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA ADESÃO A PISCOFARMACOS
- 34.CARGA DE DOENÇA E CUSTOS MÉDICOS DO DIAGNÓSTICO DE TDAH EM ADULTOS.
- 35.CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA GENÉTICA PARA PACIENTES COM TDAH
- 36.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 37.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 1)
- 38.COMO O TDAH AFETA A SUA VIDA?
- 39.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 2)
- 40.COMORBIDADES NO TDAH
- 41.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 42.TDAH E MANEJO DA RAIVA
- 43.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 1)
- 44.MEDICAMENTOS NÃO-ESTIMULANTES NO TRATAMENTO DO TDAH E COMO ELES FUNCIONAM:
- 45.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 2)
- 46.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É MINDFULNESS?
- 47.ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PARA LIDAR COM OS SINTOMAS DE TDAH
- 48.TRATAMENTO DO TDAH: HIGIENE DO SONO
- 49.TDAH E SONO: QUAL A RELAÇÃO?
- 50.TDAH EM MULHERES
- 51.ESTUDO SUGERE QUE PESSOAS COM TDAH SÃO MAIS PROPENSAS A ADQUIRIR COVID-19
- 52.DIFICULDADES NO TDAH: CÉREBRO E FUNÇÕES EXECUTIVAS
- 53.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TDAH
- 54.TDAH E TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO
- 55.COMO MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DO PACIENTE COM TDAH | Dr. DANIEL SEGENREICH
- 56.NOVO ESTUDO APONTA PARA DIFERENÇAS GENÉTICAS EM PACIENTES AFRO AMERICANOS COM TDAH
- 57.TDAH E COMORBIDADES NO ADULTO | DR. PAULO MATTOS
- 58.FATOS SOBRE O TDAH | DRA. MARIA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO
- 59.PRODUTOS QUÍMICOS DESREGULADORES ENDÓCRINOS E A RELAÇÃO COM SINTOMAS DE TDAH NA ADOLESCÊNCIA
- 60.TDAH NA ESCOLA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #1
- 61.O TDAH É PARCIALMENTE GENÉTICO, PORÉM FATORES AMBIENTAIS EXERCEM INFLUÊNCIA
- 62.O QUE OS PROFESSORES PODEM FAZER QUANDO SUSPEITAM DE TDAH | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #2
- 63.TDAH E USO DE SMARTPHONES
- 64.O TDAH AUMENTA O RISCO DE DIABETES INDEPENDENTEMENTE DO IMC
- 65.HABILIDADES DE LEITURA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #3
- 66.HABILIDADES DE ESCRITA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #4
- 67.HABILIDADES DE MATEMÁTICA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #5
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH e que também pode estar presente é a dificuldade na regulação emocional e manejo da raiva. Nas crianças isso pode se manifestar na forma de birras e irritabilidade enquanto nos adultos, além da irritabilidade, pode se manifestar como explosões de raiva.
Apesar dos estimulantes ajudarem nos sintomas típicos do TDAH como desatenção e hiperatividade, eles não parecem surtir o mesmo tamanho de efeito na regulação emocional. Então, o que pode ser feito?
No caso de crianças com TDAH, a terapia pode ser útil. Na terapia, a criança pode aprender habilidades que a permitam fazer uma releitura das situações além de regular suas próprias emoções de forma adequada. Além disso, os próprios pais podem receber aconselhamento profissional para que eles aprendam como lidar nas situações em que a criança manifesta descontrole da raiva.
É importante descartar, contudo, outros transtornos comórbidos que possam estar contribuindo para a irritabilidade e ataques de raiva. Um psiquiatra experiente pode, ainda, ajustar a medicação do TDAH e receitar outros medicamentos caso necessário.
No caso de adultos, a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma boa opção. Na TCC, o paciente pode desenvolver habilidades e mecanismos para usar nas diferentes situações e assim conseguir lidar com os momentos de estresse. A meditação e o mindfulness, atualmente em moda, também são alternativas possíveis.
Por fim, vale lembrar que um estilo de vida saudável, com alimentação e sono adequados, atividade física regular além de momentos de lazer e entretenimento são importantes para o bem estar e podem contribuir de forma positiva no estado emocional.
Artigo adaptado e traduzido de: ttps://www.psychologytoday.com/intl/blog/helping-kids-through-adhd/202008/adhd-anger-and-emotional-regulation