USO DE FORMAS MAIS CURTAS PARA ESTIMATIVA DE QI NA AVALIAÇÃO NEUROPSIQUIÁTRICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
- 1.O que é TDAH (e o que não é) na sala de aula
- 2.ESTUDO REVELA PRIMEIROS RISCOS GENÉTICOS PARA O TDAH
- 3.Vídeo Case FOCUS: Dr Rohde
- 4.POSSÍVEIS VANTAGENS DO TDAH
- 5.CASAMENTO E FILHOS COM TDAH – Um desafio a ser superado
- 6.DEPRESSÃO E VÍCIO EM CIGARRO NOS PAIS PODEM ESTAR LIGADOS AO TDAH NOS FILHOS
- 7.O QUE FAZER EM MEIO A TANTOS “PALPITES” TDAH? Ph.D dá uma lição de força, acolhimento e sabedoria para pais e mães
- 8.O RITUAL DA LIÇÃO DE CASA: DICAS PARA AJUDAR OS FILHOS COM TDAH
- 9.DEPENDÊNCIA DE NICOTINA E TDAH: QUAL A RELAÇÃO?
- 10.ESTRESSE, ESGOTAMENTO e FADIGA: CUIDADO O TDAH DO SEU FILHO PODE TER PROFUNDAS CONSEQUÊNCIAS EM VOCÊ
- 11.BULLYING E TDAH: agressores e agredidos
- 12.CRESCIMENTO DO TDAH NOS EUA: mais diagnósticos ou mais casos?
- 13.TIQUES, CACOETES, TOURETTE E TDAH: com que frequência acontecem e como fica o tratamento?
- 14.MEU FILHO FOI DIAGNOSTCADO COM TDAH: é culpa minha?
- 15.APLICATIVO AUMENTA A ADESÃO AO TRATAMENTO E PERMITE MELHOR CONTROLE DOS SINTOMAS DO TDAH, indica estudo
- 16.CAFEÍNA E TDAH: Devo evitar ou tormar?
- 17.EXCESSO DE MEDICAÇÃO PARA TDAH? Novas estatísticas apontam o contrário na Inglaterra… E No Brasil?
- 18.PADRÕES CEREBRAIS PODEM PREVER SINTOMAS DO TDAH?
- 19.CHEGARAM AS PROVAS FINAIS: COMO AJUDAR SEU FILHO A SE PREPARAR?
- 20.OS ÓLEOS DE ÔMEGA-3 AUMENTAM A ATENÇÃO TANTO QUANTO OS MEDICAMENTOS PARA O TDAH EM ALGUMAS CRIANÇAS
- 21.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 22.PESQUISADORES USARAM IMAGENS DO CÉREBRO PARA PREVER O DESENVOLVIMENTO DE TDAH E DE DEPRESSÃO EM CRIANÇAS
- 23.ESTRESSE E POLUIÇÃO PODEM CAUSAR DIFICULDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS
- 24.PESO AO NASCIMENTO E A SAÚDE MENTAL NO FUTURO
- 25.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS MUDOU
- 26.CORONAVÍRUS: COMO CONVERSAR COM SEU FILHO E QUAL O IMPACTO EMOCIONAL NAS CRIANÇAS?
- 27.O QUE A CIÊNCIA SABE SOBRE O USO DE NEUROFEEDBACK NO TRATAMENTO DO TDAH
- 28.ADESÃO A MEDICAMENTOS EM PACIENTES COM TDAH.
- 29.COMO AJUDAR SEU FILHO A ESTUDAR EM CASA
- 30.MINDFULLNESS BASEADO EM TAI-CHI PODE DIMINUIR OS SINTOMAS DE TDAH EM CRIANÇAS, SEGUNDO ESTUDO
- 31.ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E TDAH EM CRIANÇAS
- 32.ASSOCIAÇÕES GENÉTICAS ENTRE PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
- 33.DESCONTINUAR A MEDICAÇÃO DIMINUI LIGEIRAMENTE A QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH.
- 34.COMO CONVERSAR COM MEMBROS DA FAMÍLIA SOBRE A SAÚDE MENTAL DO SEU FILHO?
- 35.COMO SE COMUNICAR COM SEU FILHO COM TDAH
- 36.PANDEMIA TRAZ PREJUÍZO PARA CRIANÇAS COM TDAH
- 37.COMO LIDAR COM A IMPULSIVIDADE EM CRIANÇAS E ADULTOS
- 38.A RELAÇÃO ENTRE TDAH E PROBLEMAS DE SONO EM ADOLESCENTES
- 39.RECEBER UM DIAGNÓSTICO DE TDAH PODE PREJUDICAR A PERFORMANCE ACADÊMICA?
- 40.USO DE FORMAS MAIS CURTAS PARA ESTIMATIVA DE QI NA AVALIAÇÃO NEUROPSIQUIÁTRICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
- 41.RELAÇÃO ENTRE TDAH E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
- 42.TEMPO DE EXPOSIÇÃO A TELAS ANTES DE DORMIR E O EFEITO NO SONO DE CRIANÇAS
- 43.O AÇÚCAR TORNA AS CRIANÇAS HIPERATIVAS?
- 44.CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH SOFREM MENOS QUEIMADURAS QUANDO FAZEM USO DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO.
- 45.QUAL O EFEITO NA FUNCIONALIDADE DO USO DE MEDICAMENTOS PARA O TDAH?
- 46.SINTOMAS E SINAIS DE TDAH, PARTE I – HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE
- 47.COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE TDAH?
- 48.DIFERENÇAS CORTICAIS RELACIONADAS À IDADE NO TDAH, TEA E TOC.
- 49.SINTOMAS DO TDAH PARTE II: DESATENÇÃO
- 50.FATORES PSICOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA ADESÃO A PISCOFARMACOS
- 51.CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA GENÉTICA PARA PACIENTES COM TDAH
- 52.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 53.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 1)
- 54.COMO O TDAH AFETA A SUA VIDA?
- 55.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 2)
- 56.COMORBIDADES NO TDAH
- 57.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 58.TDAH E MANEJO DA RAIVA
- 59.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 1)
- 60.MEDICAMENTOS NÃO-ESTIMULANTES NO TRATAMENTO DO TDAH E COMO ELES FUNCIONAM:
- 61.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 2)
- 62.UMA PEQUENA DOSE DE EXERCÍCIO É CAPAZ DE MELHORAR A PERFORMANCE ACADÊMICA DE CRIANÇAS COM TDAH
- 63.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É MINDFULNESS?
- 64.ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PARA LIDAR COM OS SINTOMAS DE TDAH
- 65.TRATAMENTO DO TDAH: HIGIENE DO SONO
- 66.TDAH E SONO: QUAL A RELAÇÃO?
- 67.NOVE SINAIS DE TDAH EM ADULTOS
- 68.TDAH EM MULHERES
- 69.ESTUDO SUGERE QUE PESSOAS COM TDAH SÃO MAIS PROPENSAS A ADQUIRIR COVID-19
- 70.DIFICULDADES NO TDAH: CÉREBRO E FUNÇÕES EXECUTIVAS
- 71.SEGURANÇA DO USO DE PSICOTRÓPICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- 72.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TDAH
- 73.ORIENTAÇÃO A PAIS DE CRIANÇAS COM TDAH: COMO AJUDAR MEU FILHO?
- 74.A SEXUALIDADE EM ADOLESCENTES COM TDAH
- 75.TDAH EM CRIANÇAS | DR. GUILHERME POLANCZYK
- 76.COMO MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DO PACIENTE COM TDAH | Dr. DANIEL SEGENREICH
- 77.NOVO ESTUDO APONTA PARA DIFERENÇAS GENÉTICAS EM PACIENTES AFRO AMERICANOS COM TDAH
- 78.FATOS SOBRE O TDAH | DRA. MARIA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO
- 79.PRODUTOS QUÍMICOS DESREGULADORES ENDÓCRINOS E A RELAÇÃO COM SINTOMAS DE TDAH NA ADOLESCÊNCIA
- 80.TDAH NA ESCOLA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #1
- 81.O TDAH É PARCIALMENTE GENÉTICO, PORÉM FATORES AMBIENTAIS EXERCEM INFLUÊNCIA
- 82.O QUE OS PROFESSORES PODEM FAZER QUANDO SUSPEITAM DE TDAH | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #2
- 83.TDAH E USO DE SMARTPHONES
- 84.O TDAH AUMENTA O RISCO DE DIABETES INDEPENDENTEMENTE DO IMC
- 85.HABILIDADES DE LEITURA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #3
- 86.TERAPIA OCUPACIONAL NO TDAH
- 87.HABILIDADES DE ESCRITA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #4
- 88.NÍVEIS BAIXOS DE HORMONIOS TIREOIDIANOS DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ PODEM INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL FETAL
- 89.HABILIDADES DE MATEMÁTICA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #5
- 90.ORGANIZAÇÃO EM SALA DE AULA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #6
A avaliação da habilidade cognitiva (inteligência) pode ser muito útil na avaliação neuropsiquiátrica de crianças e adolescentes. Ela fornece informações adicionais que se relacionam com diversos aspectos psicossociais, desde desempenho acadêmico e social até outros domínios neurocognitivos.
Atualmente, a ferramenta mais utilizada para avaliação de crianças e adolescentes é a Escala de Inteligência de Wechsler para crianças, quinta edição (EIWC-V). Esse teste leva aproximadamente 65-80 minutos para ser completado, o que pode ser um fator limitante em alguns cenários, como no caso de crianças com TDAH.
Pensando nisso, um grupo de pesquisadores buscou identificar a eficácia clínica do uso formas mais curtas de avaliação de QI. Como os pesquisadores apontam, encontrar formas mais curtas de avaliação é interessante por diversas razões, como: diminuir o tempo gasto medindo apenas um domínio cognitivo, diminuir o tempo de exame para o examinador e o paciente, proporcionar que mais tempo seja usado avaliando outros domínios cognitivos não tão profundamente avaliados pela EIWC-V ( Ex. função executiva, aprendizado e memória) e diminuir o estresse de testes longos que podem ser particularmente desafiadores para pacientes com TDAH, fatiga física ou algum dano cerebral.
Os pesquisadores buscaram então avaliar, em uma amostra de pacientes pediátricos, o uso clínico de 10 formas curtas compostas por 5 e 4 subtestes que oferecem cobertura apropriada dos domínios avaliados pela EIWC-V.
Ao todo, foram coletados os dados de 268 crianças entre 6-16 anos que fizeram uma avaliação neuropsiquiátrica no Thompson Center for Autism and Neurodevelopmental Disorders e que completaram o EIWC-V entre 2015 e 2019.
A EIWC-V engloba 7 subtestes, podendo ser expandida para até 10 subtestes que avaliam 5 domínios: índice de compreensão verbal, índice visual espacial, índice de raciocínio fluido, índice de memória de trabalho e índice de velocidade de processamento. Os pesquisadores criaram então 10 formas curtas do teste combinando diferentes subtestes e somando os escores apresentados nesses subtestes.
Após, os resultados de cada forma curta foram comparados com o resultado do teste completo EIWC-V. Através de analises estatísticas, as formas curtas com 5 subtestes foram capazes de predizer com 81-92% de acurácia o escore verdadeiro de QI (resultado da EIWC-V) dos participantes, enquanto as formas curtas com 4 subtestes obtiveram 65-76% de acurácia.
Como os pesquisadores concluem, “cada forma curta apresenta seus próprios benefícios, detrimentos e considerações. Os profissionais da saúde podem procurar integrar esses achados na sua prática clínica e pesquisadores podem usar essas combinações de forma curta para estimar adequadamente e rapidamente a habilidade cognitiva das amostras de pesquisa. Estudos futuros devem avaliar e criticar essas e outras combinações de forma curta da EIWC-V em amostras demográficas e diagnósticas diversas.”
Referência:
-John W. Lace, Zachary C. Merz, Erin E. Kennedy, Dylan J. Seitz, Tara A. Austin, Bradley J. Ferguson, Michael D. Mohrland. Examination of five- and four-subtest short form IQ estimations for the Wechsler Intelligence Scale for Children-Fifth edition (WISC-V) in a mixed clinical sample. Applied Neuropsychology: Child, 2020; 1 DOI: 10.1080/21622965.2020.1747021