COMO LIDAR COM A IMPULSIVIDADE EM CRIANÇAS E ADULTOS
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- 28.COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE TDAH?
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- 31.DIFERENÇAS CORTICAIS RELACIONADAS À IDADE NO TDAH, TEA E TOC.
- 32.SINTOMAS DO TDAH PARTE II: DESATENÇÃO
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- 34.CARGA DE DOENÇA E CUSTOS MÉDICOS DO DIAGNÓSTICO DE TDAH EM ADULTOS.
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- 36.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 37.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 1)
- 38.COMO O TDAH AFETA A SUA VIDA?
- 39.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 2)
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- 41.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 42.TDAH E MANEJO DA RAIVA
- 43.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 1)
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- 45.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 2)
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Um dos sintomas que podem estar presente no TDAH e que muitas vezes acaba sendo negligenciado é a impulsividade. Assim como a hiperatividade e a desatenção, a impulsividade também está relacionada a déficits nas funções executivas. Além disso, ela parece se relacionar diretamente com a hiperatividade: os sinais da hiperatividade, como incapacidade de permanecer sentado, também dependem de uma capacidade diminuída de auto regulação e de controle dos impulsos.
Algumas das manifestações da impulsividade são: comportamento agressivo e raiva explosiva, gasto impulsivo de dinheiro, comportamento de risco incluindo comportamento sexual de risco, abuso de substâncias, gasto em jogos de azar e compulsão alimentar.
O descontrole dos impulsos pode ter um impacto negativo na qualidade de vida, podendo se manifestar na infância, adolescência ou idade adulta. Crianças com problemas de controle de impulso tendem a apresentar problemas na escola, tanto no aspecto social quanto acadêmico. Elas podem ter mais risco de se envolver em brigas com os colegas e de não completarem as tarefas escolares.
Ainda que a causa exata da impulsividade não seja bem compreendida, ela se relaciona com alterações químicas no lobo frontal, especialmente no balanço da dopamina.
Além do TDAH, a impulsividade está presente também em outros transtornos psiquiátricos classificados no DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) como Transtornos Disruptivos, de controle de impulso ou de conduta. Nessa categoria se enquadram o transtorno de conduta e transtorno opositor-desafiador.
Outros transtornos psiquiátricos que podem eventualmente cursar com impulsividade são: bipolaridade, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Doença de Parkinson, abuso de substâncias e Síndrome de Tourette.
Problemas de controle de impulso são mais frequentes no sexo masculino. Porém, existem alguns outros fatores de risco como histórico de abuso, negligência/abuso por parte dos pais na infância ou pais com problemas de abuso de substâncias.
Abaixo seguem algumas dicas de como você pode auxiliar seu filho no controle dos impulsos:
- Converse com seu médico sobre os problemas do seu filho e busque ajuda. Procurar atendimento com um psiquiatra/psicoterapeuta especialista em crianças pode ser uma boa ideia.
- Seja um bom exemplo para o seu filho. As crianças tendem a observar e modelar o comportamento dos pais.
- Estabeleça limites e mantenha sua palavra
- Estabeleça uma rotina para que o seu filho saiba o que esperar
- Parabenize seu filho quando ele exibir bom comportamento
E quanto aos adultos?
Adultos com problemas de controle de impulsos podem ter dificuldade de controlar seu comportamento no calor do momento, podendo sofrer com sentimento de culpa e vergonha após o ocorrido. É importante ter alguém em que você confie para conversar sobre suas dificuldades com o manejo dos impulsos. Ter uma válvula de escape, algum meio para se expressar, pode ajudar na hora de trabalhar seu comportamento.
A terapia é uma base central no tratamento. Algumas das opções são:
- Terapia individual como TCC – terapia cognitivo comportamental
- Terapia familiar ou de casal
- Terapia de grupo para adultos
- Ludoterapia para crianças
Além da psicoterapia, remédios psiquiátricos também podem ser usados, como os estimulantes para o TDAH, antidepressivos e estabilizadores de humor. Nesse caso, é necessária avaliação médica, e o médico poderá ajustar doses e encontrar a medicação mais adequada.
Artigo adaptado e traduzido de https://www.healthline.com/health/mental-health/impulse-control