O QUE A CIÊNCIA SABE SOBRE O USO DE NEUROFEEDBACK NO TRATAMENTO DO TDAH
- 1.O que é TDAH (e o que não é) na sala de aula
- 2.ESTUDO REVELA PRIMEIROS RISCOS GENÉTICOS PARA O TDAH
- 3.Vídeo Case FOCUS: Dr Rohde
- 4.POSSÍVEIS VANTAGENS DO TDAH
- 5.CASAMENTO E FILHOS COM TDAH – Um desafio a ser superado
- 6.DEPRESSÃO E VÍCIO EM CIGARRO NOS PAIS PODEM ESTAR LIGADOS AO TDAH NOS FILHOS
- 7.O QUE FAZER EM MEIO A TANTOS “PALPITES” TDAH? Ph.D dá uma lição de força, acolhimento e sabedoria para pais e mães
- 8.O RITUAL DA LIÇÃO DE CASA: DICAS PARA AJUDAR OS FILHOS COM TDAH
- 9.DEPENDÊNCIA DE NICOTINA E TDAH: QUAL A RELAÇÃO?
- 10.ESTRESSE, ESGOTAMENTO e FADIGA: CUIDADO O TDAH DO SEU FILHO PODE TER PROFUNDAS CONSEQUÊNCIAS EM VOCÊ
- 11.BULLYING E TDAH: agressores e agredidos
- 12.CRESCIMENTO DO TDAH NOS EUA: mais diagnósticos ou mais casos?
- 13.TIQUES, CACOETES, TOURETTE E TDAH: com que frequência acontecem e como fica o tratamento?
- 14.MEU FILHO FOI DIAGNOSTCADO COM TDAH: é culpa minha?
- 15.APLICATIVO AUMENTA A ADESÃO AO TRATAMENTO E PERMITE MELHOR CONTROLE DOS SINTOMAS DO TDAH, indica estudo
- 16.CAFEÍNA E TDAH: Devo evitar ou tormar?
- 17.EXCESSO DE MEDICAÇÃO PARA TDAH? Novas estatísticas apontam o contrário na Inglaterra… E No Brasil?
- 18.PADRÕES CEREBRAIS PODEM PREVER SINTOMAS DO TDAH?
- 19.CHEGARAM AS PROVAS FINAIS: COMO AJUDAR SEU FILHO A SE PREPARAR?
- 20.OS ÓLEOS DE ÔMEGA-3 AUMENTAM A ATENÇÃO TANTO QUANTO OS MEDICAMENTOS PARA O TDAH EM ALGUMAS CRIANÇAS
- 21.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 22.PESQUISADORES USARAM IMAGENS DO CÉREBRO PARA PREVER O DESENVOLVIMENTO DE TDAH E DE DEPRESSÃO EM CRIANÇAS
- 23.ESTRESSE E POLUIÇÃO PODEM CAUSAR DIFICULDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS
- 24.PESO AO NASCIMENTO E A SAÚDE MENTAL NO FUTURO
- 25.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS MUDOU
- 26.CORONAVÍRUS: COMO CONVERSAR COM SEU FILHO E QUAL O IMPACTO EMOCIONAL NAS CRIANÇAS?
- 27.O QUE A CIÊNCIA SABE SOBRE O USO DE NEUROFEEDBACK NO TRATAMENTO DO TDAH
- 28.ADESÃO A MEDICAMENTOS EM PACIENTES COM TDAH.
- 29.COMO AJUDAR SEU FILHO A ESTUDAR EM CASA
- 30.MINDFULLNESS BASEADO EM TAI-CHI PODE DIMINUIR OS SINTOMAS DE TDAH EM CRIANÇAS, SEGUNDO ESTUDO
- 31.ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E TDAH EM CRIANÇAS
- 32.ASSOCIAÇÕES GENÉTICAS ENTRE PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
- 33.DESCONTINUAR A MEDICAÇÃO DIMINUI LIGEIRAMENTE A QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH.
- 34.COMO CONVERSAR COM MEMBROS DA FAMÍLIA SOBRE A SAÚDE MENTAL DO SEU FILHO?
- 35.COMO SE COMUNICAR COM SEU FILHO COM TDAH
- 36.PANDEMIA TRAZ PREJUÍZO PARA CRIANÇAS COM TDAH
- 37.COMO LIDAR COM A IMPULSIVIDADE EM CRIANÇAS E ADULTOS
- 38.A RELAÇÃO ENTRE TDAH E PROBLEMAS DE SONO EM ADOLESCENTES
- 39.RECEBER UM DIAGNÓSTICO DE TDAH PODE PREJUDICAR A PERFORMANCE ACADÊMICA?
- 40.USO DE FORMAS MAIS CURTAS PARA ESTIMATIVA DE QI NA AVALIAÇÃO NEUROPSIQUIÁTRICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
- 41.RELAÇÃO ENTRE TDAH E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
- 42.TEMPO DE EXPOSIÇÃO A TELAS ANTES DE DORMIR E O EFEITO NO SONO DE CRIANÇAS
- 43.O AÇÚCAR TORNA AS CRIANÇAS HIPERATIVAS?
- 44.CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH SOFREM MENOS QUEIMADURAS QUANDO FAZEM USO DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO.
- 45.QUAL O EFEITO NA FUNCIONALIDADE DO USO DE MEDICAMENTOS PARA O TDAH?
- 46.SINTOMAS E SINAIS DE TDAH, PARTE I – HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE
- 47.COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE TDAH?
- 48.DIFERENÇAS CORTICAIS RELACIONADAS À IDADE NO TDAH, TEA E TOC.
- 49.SINTOMAS DO TDAH PARTE II: DESATENÇÃO
- 50.FATORES PSICOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA ADESÃO A PISCOFARMACOS
- 51.CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA GENÉTICA PARA PACIENTES COM TDAH
- 52.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 53.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 1)
- 54.COMO O TDAH AFETA A SUA VIDA?
- 55.DICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE (PARTE 2)
- 56.COMORBIDADES NO TDAH
- 57.GENÉTICA E AMBIENTE NO TDAH
- 58.TDAH E MANEJO DA RAIVA
- 59.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 1)
- 60.MEDICAMENTOS NÃO-ESTIMULANTES NO TRATAMENTO DO TDAH E COMO ELES FUNCIONAM:
- 61.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É PSICOTERAPIA? (Parte 2)
- 62.UMA PEQUENA DOSE DE EXERCÍCIO É CAPAZ DE MELHORAR A PERFORMANCE ACADÊMICA DE CRIANÇAS COM TDAH
- 63.TRATAMENTO DO TDAH: O QUE É MINDFULNESS?
- 64.ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PARA LIDAR COM OS SINTOMAS DE TDAH
- 65.TRATAMENTO DO TDAH: HIGIENE DO SONO
- 66.TDAH E SONO: QUAL A RELAÇÃO?
- 67.NOVE SINAIS DE TDAH EM ADULTOS
- 68.TDAH EM MULHERES
- 69.ESTUDO SUGERE QUE PESSOAS COM TDAH SÃO MAIS PROPENSAS A ADQUIRIR COVID-19
- 70.DIFICULDADES NO TDAH: CÉREBRO E FUNÇÕES EXECUTIVAS
- 71.SEGURANÇA DO USO DE PSICOTRÓPICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- 72.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TDAH
- 73.ORIENTAÇÃO A PAIS DE CRIANÇAS COM TDAH: COMO AJUDAR MEU FILHO?
- 74.A SEXUALIDADE EM ADOLESCENTES COM TDAH
- 75.TDAH EM CRIANÇAS | DR. GUILHERME POLANCZYK
- 76.COMO MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DO PACIENTE COM TDAH | Dr. DANIEL SEGENREICH
- 77.NOVO ESTUDO APONTA PARA DIFERENÇAS GENÉTICAS EM PACIENTES AFRO AMERICANOS COM TDAH
- 78.FATOS SOBRE O TDAH | DRA. MARIA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO
- 79.PRODUTOS QUÍMICOS DESREGULADORES ENDÓCRINOS E A RELAÇÃO COM SINTOMAS DE TDAH NA ADOLESCÊNCIA
- 80.TDAH NA ESCOLA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #1
- 81.O TDAH É PARCIALMENTE GENÉTICO, PORÉM FATORES AMBIENTAIS EXERCEM INFLUÊNCIA
- 82.O QUE OS PROFESSORES PODEM FAZER QUANDO SUSPEITAM DE TDAH | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #2
- 83.TDAH E USO DE SMARTPHONES
- 84.O TDAH AUMENTA O RISCO DE DIABETES INDEPENDENTEMENTE DO IMC
- 85.HABILIDADES DE LEITURA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #3
- 86.TERAPIA OCUPACIONAL NO TDAH
- 87.HABILIDADES DE ESCRITA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #4
- 88.NÍVEIS BAIXOS DE HORMONIOS TIREOIDIANOS DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ PODEM INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL FETAL
- 89.HABILIDADES DE MATEMÁTICA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #5
- 90.ORGANIZAÇÃO EM SALA DE AULA | PSICOPEDAGOGIA E TDAH #6
O neurofeedback é uma modalidade terapêutica que utiliza como estratégia a auto-regulação de padrões de atividade cerebral. A atividade cerebral é observada através de parâmetros do eletroencefalograma (EEG), obtido com a disposição de eletrodos em certos pontos da cabeça do paciente. Esses parâmetros são então apresentados ao paciente através de estímulos visuais, auditivos ou tácteis de forma que o paciente voluntariamente altere esses parâmetros em direção a um padrão desejado.
Essa terapia se baseia no princípio de neuroplasticidade cerebral e na capacidade de exames como EEG de registrarem a atividade do cérebro. Boa parte dos protocolos de neurofeedback objetivam suprimir padrões indesejáveis observados no EEG ou aumentar a expressão de padrões desejáveis, o que pode ser alcançado através de treinamento. A forma como os eletrodos são dispostos e os parâmetros de EEG avaliados variam, dependendo do objetivo da terapia.
Apesar do racional teórico, as evidências sobre o uso do neurofeedback no TDAH são conflitantes. Uma meta analise de 13 estudos publicada por Cortese et al em 2016 no American Academy of Child and Adolescent Psychiatry não encontrou evidências que sustentassem seu uso. Os pesquisadores afirmaram que quando os dados eram analisados selecionando-se apenas desfechos cegados (i.e., avaliação de parâmetros de resposta pelos pesquisadores sem saber se o paciente era do grupo do neurofeedback ou do grupo controle) ou grupos controle de alta qualidade, os efeitos do tratamento deixavam de ser significativos.
Eles escreveram que o tipo de protocolo de neurofeedback implementado nos ensaios clínicos também não parecia ter importância na determinação do desfecho. Existem algumas definições de protocolos padrão que consideram parâmetros de EEG, a montagem do EEG, numero de sessões, etc. Ao todo, foram encontrados apenas 3 ensaios clínicos que utilizaram o protocolo padrão e que cegaram a avaliação dos desfechos. A análise desses dados mostrou uma melhora de 20% nos sintomas de desatenção, contudo, os resultados também não foram estatisticamente significativos.
Os resultados dessa meta-analise foram limitados pela qualidade dos estudos avaliados, como ressaltam os próprios pesquisadores. Muitos estudos apresentavam cegamento incompleto ou duvidoso.
Uma segunda meta-analise mais recente de Van Doren at al publicada em 2018 European Child & Adolescent Psychiatry encontrou benefícios clínicos sustentados do tratamento com neurofeedback após 6-12 meses de seguimento. Esse estudo avaliou os efeitos nos sintomas de TDAH imediatamente após o tratamento e após um período de 2-12 meses. Foi encontrado uma melhora significativa nos sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade.
Apesar disso, a possibilidade de efeito placebo na melhora observada com o neurofeedback não pôde ser totalmente descartada. Os efeitos do NF foram maiores que os encontrados no grupo controle que não recebeu tratamento, contudo, os pesquisadores afirmam que ensaios clínicos com grupos controle que mimetizem bem o tratamento de neurofeedback são necessários.
Mesmo com o grande volume de pesquisas, o neurofeedback continua a ser uma abordagem terapêutica no TDAH com evidências controversas sobre a sua eficácia, apesar de ser um método aparentemente seguro. Inúmeras limitações foram encontradas nos estudos produzidos até o momento, ao mesmo tempo em que alguns estudos não encontraram resultados estatisticamente significativos. É necessária uma maior padronização dos protocolos utilizados nos diferentes estudos, bem como metodologias com cegamento adequado e grupos controles que descartem melhor a possibilidade de efeito placebo.
Referências:
– Van Doren, J., Arns, M., Heinrich, H. et al. Sustained effects of neurofeedback in ADHD: a systematic review and meta-analysis. Eur Child Adolesc Psychiatry 28, 293–305 (2019). https://doi.org/10.1007/s00787-018-1121-4
– Cortese S1, Ferrin M2, Brandeis D3, Holtmann M4, Aggensteiner P5, Daley D6, Santosh P7, Simonoff E7, Stevenson J8, Stringaris A7, Sonuga-Barke EJ9; European ADHD Guidelines Group (EAGG).Neurofeedback for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: Meta-Analysis of Clinical and Neuropsychological Outcomes From Randomized Controlled Trials
J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2016 Jun;55(6):444-55. https://doi.org/10.1016/j.jaac.2016.03.007
– Neurofeedback: https://www.sciencedirect.com/topics/neuroscience/neurofeedback