HACKATHON TDAH – COMO PODEMOS MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES COM TDAH ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA?
- 1.Vídeo Case FOCUS: Dr Rohde
- 2.TDAH OU PROBLEMAS DO SONO? Entenda a complexa relação entre os dois
- 3.APLICATIVO AUMENTA A ADESÃO AO TRATAMENTO E PERMITE MELHOR CONTROLE DOS SINTOMAS DO TDAH, indica estudo
- 4.MENINAS, MULHERES E TDAH: POR QUE O TRANSTORNO É TÃO DIFERENTE NAS GAROTAS?
- 5.PADRÕES CEREBRAIS PODEM PREVER SINTOMAS DO TDAH?
- 6.FUNÇÕES EXECUTIVAS E TDAH
- 7.MEU FILHO CULPA TODO MUNDO POR SEUS ERROS – exceto a si mesmo. O que fazer?
- 8.EXERCÍCIOS FÍSICOS E TDAH: MANTENHA SEU FILHO ATIVO!
- 9.COMO MELHORAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS: DICAS PARA ALUNOS COM TDAH
- 10.O QUE FAZER QUANDO O TDAH E TOD COOCORREM?
- 11.ESTUDO DESCOBRE RELAÇÃO ENTRE SMARTPHONES E SINTOMAS DE TDAH: veja quais e saiba como evitá-los
- 12.TDAH E ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA OS PAIS
- 13.O QUE A MEDICAÇÃO PARA TDAH PODE E NÃO PODE FAZER
- 14.USE SEU CAPACETE! O TDAH AUMENTA O RISCO DE LESÕES NA CABEÇA
- 15.CRIANÇAS COM TDAH PODEM FAZER AMIGOS MAIS FACILMENTE com essas dicas do Huntington Learning Center
- 16.YÔGA PODE BENEFICIAR CRIANÇAS COM TDAH
- 17.AJUDE SEU FILHO CUIDANDO DO SEU PROBLEMA COM TDAH PRIMEIRO
- 18.DICAS DE CAFÉ DA MANHÃ PARA MENTES OCUPADAS
- 19.ALERGIAS OU TDAH? Rinite pode parecer com problemas de comportamento ou aprendizagem
- 20.USO DE ACETAMINOFENO DURANTE A GRAVIDEZ ASSOCIADO AO RISCO DE TEA E TDAH
- 21.IMAGENS MOSTRAM DIFERENÇAS EM CÉREBROS DE PRÉ-ESCOLARES COM TDAH
- 22.USO CONTINUADO DE MEDICAÇÃO PARA TDAH PODE RETARDAR O CRESCIMENTO EM ATÉ 5 CM
- 23.POR QUE PESSOAS COM TDAH PODEM SER BEM-SUCEDIDAS NOS NEGÓCIOS
- 24.DORMIR NEM SEMPRE É FÁCIL PARA QUEM TEM TDAH
- 25.EFEITOS DA DISCIPLINA PARENTAL SEVERA EM CRIANÇAS COM TDAH
- 26.QUANDO O TDAH FAZ PARTE DA FAMÍLIA
- 27.UM RUÍDO DE FUNDO PODE AJUDAR PACIENTES COM TDAH A PERMANECER FOCADOS NA TAREFA?
- 28.EPILEPSIA E TDAH: COOCORRÊNCIA QUE DEVE SER INVESTIGADA PELOS PAIS
- 29.RECOMPENSAS: O QUE ELAS PODEM FAZER POR VOCÊ
- 30.MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TDAH: UM DESAFIO A SER TRABALHADO
- 31.AS 8 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TDAH
- 32.MOVA-SE: EXERCÍCIOS PODEM AJUDAR NOS SINTOMAS DE TDAH?
- 33.O QUE A ESCOLA PODE FAZER POR CRIANÇAS COM TDAH? Estudo aponta práticas importantes para instituições de ensino
- 34.MENINAS, MULHERES E TDAH: POR QUE O TRANSTORNO É TÃO DIFERENTE NAS GAROTAS?
- 35.6 DICAS PARA MAXIMIZAR A PRODUTIVIDADE QUANDO VOCÊ TEM TDAH
- 36.A CRIATIVIDADE DO TDAH
- 37.IMPULSIVIDADE E TDAH: UMA QUESTÃO CEREBRAL
- 38.TERAPIA COMPORTAMENTAL PARA O TDAH: CONSIDERE ESTA ABORDAGEM
- 39.ESTUDO DO NEW ENGLAND MEDICAL JOURNAL COMPARA RISCO DE SINTOMAS DE PSICOSE ENTRE MEDICAÇÕES ESTIMULANTES
- 40.DIETILESTILBESTROL PODE ELEVAR O RISCO DE TDAH NOS SEUS NETOS
- 41.TDAH E GANHO DE PESO: UMA REALIDADE COMUM, MAS COM SOLUÇÕES AO SEU ALCANCE
- 42.TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA TDAH: estudo aponta fatores capazes de prever a aderência das crianças
- 43.PROBLEMAS PARA FICAR PARADO? Estudos concluem que movimentar-se pode ajudar na concentração
- 44.FILHO ADOLESCENTE COM TDAH? ENCORAJE A COMUNICAÇÃO E EVITE O DRAMA
- 45.PEDINDO ACOMODAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO
- 46.NOVA PESQUISA INDICA QUE O TDAH NÃO TRATADO REDUZ A EXPECTATIVA DE VIDA NA IDADE ADULTA JOVEM – o tratamento pode ajudar a resolver o problema
- 47.PESSOAS COM FIBROMIALGIA TEM ALTA COOCORRÊNCIA DE TDAH, CONCLUI ESTUDO
- 48.NOVO DISPOSITIVO PODE DIMINUIR SINTOMAS DE TDAH
- 49.ENCONTRE SUA PRÓPRIA FORMA DE PRATICAR MINDFULNESS
- 50.ÓLEO DE CBD PARA TDAH? O QUE DIZ A PESQUISA
- 51.CRIAR UMA CRIANÇA COM TDAH CUSTA CINCO VEZES MAIS DO QUE CRIAR UM FILHO SEM TDAH, SEGUNDO ESTUDO
- 52.REPENSE SEU ESTRESSE RELACIONADO AO TDAH
- 53.TRATAMENTO DE TDAH E SUBSEQUENTE ABUSO DE SUBSTÂNCIAS
- 54.COMO A ADVERSIDADE PRECOCE SE RELACIONA COM A ATIVIDADE CEREBRAL ANOS DEPOIS
- 55.OS PAIS AMERICANOS SUPERESTIMAM OS SINTOMAS DE TDAH?
- 56.HIPERFOCO EM TDAH
- 57.O SEGREDO PARA SUPERAR A PROCRASTINAÇÃO
- 58.RAZÕES PELAS QUAIS É DIFÍCIL MANTER AMIGOS QUANDO VOCÊ TEM TDAH
- 59.TDAH HACKATHON – APROFUNDANDO O OLHAR PARA O APLICATIVO FOCUS
- 60.COMO UM DIAGNÓSTICO DE TDAH AFETA A AUTOESTIMA?
- 61.A CONEXÃO ENTRE O TDAH E A ENXAQUECA
- 62.MICRONUTRIENTES AFETAM BACTÉRIAS INTESTINAIS ASSOCIADAS AO TDAH – UM ESTUDO PEQUENO, MAS PROMISSOR
- 63.ANEMIA MATERNA NO INÍCIO DA GRAVIDEZ LIGADA À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TDAH E AUTISMO
- 64.HACKATHON TDAH – COMO PODEMOS MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES COM TDAH ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA?
- 65.TRATAMENTO PRECOCE DO TDAH EVITA COMPLICAÇÕES GRAVES
- 66.MÃES JOVENS PODEM SER MAIS PROPENSAS A TER FILHOS COM TDAH
- 67.TRAÇOS DE AUTISMO E DÉFICIT DE ATENÇÃO ASSOCIADO AO PEQUENO TRONCO CEREBRAL
- 68.TDAH E MENOPAUSA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER E O QUE PODE FAZER
- 69.DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO TDAH GRATUITOS NO SUS
- 70.O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 71.COMO POSSO AJUDAR MEU FILHO COM TDAH A ADORMECER?
- 72.CHEGARAM AS PROVAS FINAIS: COMO AJUDAR SEU FILHO A SE PREPARAR?
- 73.OS ÓLEOS DE ÔMEGA-3 AUMENTAM A ATENÇÃO TANTO QUANTO OS MEDICAMENTOS PARA O TDAH EM ALGUMAS CRIANÇAS
- 74.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 75.PESQUISADORES USARAM IMAGENS DO CÉREBRO PARA PREVER O DESENVOLVIMENTO DE TDAH E DE DEPRESSÃO EM CRIANÇAS
- 76.ESTRESSE E POLUIÇÃO PODEM CAUSAR DIFICULDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS
- 77.PESO AO NASCIMENTO E A SAÚDE MENTAL NO FUTURO
- 78.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS MUDOU
- 79.RELAÇÃO ENTRE TDAH E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
- 80.DIFERENÇAS CORTICAIS RELACIONADAS À IDADE NO TDAH, TEA E TOC.
- 81.DIFICULDADES NO TDAH: CÉREBRO E FUNÇÕES EXECUTIVAS
- 82.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E TDAH
- 83.NOVO ESTUDO APONTA PARA DIFERENÇAS GENÉTICAS EM PACIENTES AFRO AMERICANOS COM TDAH
- 84.PRODUTOS QUÍMICOS DESREGULADORES ENDÓCRINOS E A RELAÇÃO COM SINTOMAS DE TDAH NA ADOLESCÊNCIA
- 85.O TDAH É PARCIALMENTE GENÉTICO, PORÉM FATORES AMBIENTAIS EXERCEM INFLUÊNCIA
Você sabia que em média 50% dos pacientes crônicos não aderem ao tratamento?1 E que no TDAH esse número cai para 12%?2 No Brasil temos mais de 230 milhões de smartphones em uso3? Ainda, que o acesso a ferramentas digitais oferece a possibilidade de maior alcance a formas mais significativas de atenção a saúde a pacientes, familiares, provedores e instituições de saúde4? Ou que a falta de manejo dos eventos adversos, resposta sub ótima ao tratamento, baixa adesão ao tratamento, são os principais motivos para o alto abandono do tratamento para o TDAH? Por fim, que uma ferramenta que permita uma melhor comunicação e relacionamento entre profissional de saúde, paciente e seus colaboradores pode impactar significativamente no maior engajamento do paciente e seu ecossistema, ampliando a adesão ao tratamento TDAH?5. Pois bem esse é o contexto base para desenvolvimento do aplicativo FOCUS TDAH.
Agora, buscando um maior envolvimento e participação dos usuários no processo de criação e desenvolvimento, foi lançado o primeiro HACKATHON TDAH. O termo Hackathon vem da fusão das palavras em inglês “hack”, que significa ‘quebrar’, ‘descobrir’, ‘desvendar’ ou mesmo ‘programar com excelência’, e “marathon”, de maratona. Ou seja, Hackathon é uma maratona de descobertas ou busca de soluções para um problema real. A essência de um Hackathon é envolver pessoas de diferentes características e habilidades, que compartilhem um mesmo foco para o desenvolvimento de soluções a problemas comuns, neste caso o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Ou mais especificamente: Como podemos melhorar a adesão ao tratamento do TDAH através da incorporação de tecnologia?
Durante os dias 13 e 14 de setembro, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ocorreu a primeira fase, de ideação, do HACKATHON TDAH. O evento reuniu médicos, profissionais de saúde, pacientes com TDAH, familiares e designers, em um desafio colaborativo e cocriativo. Ao todo foram geradas 195 ideias, desenvolvidas por mais de 60 participantes divididos em 8 equipes multidisciplinares. Neste desafio as equipes puderam vivenciar a jornada do paciente com TDAH e apresentaram um Pitch com soluções a serem validadas. A segunda fase do HACKATHON TDAH, prototipagem, ocorrerá no início de dezembro com a apresentação das equipes finalistas a uma banca de especialistas.
O evento contou com a participação de representantes da ABDA – Associação Brasileira de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A ação foi viabilizada através de um esforço multi institucional entre a equipe do aplicativo FOCUS TDAH, o PRODAH – Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o Departamento de Psiquiatria do HCPA, o IBIS – Instituto Brasileiro de Inovação em Saúde, o NITT- Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica e a Fundação Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A Grow+ Ventures conduziu as dinâmicas e atividades num modelo baseado no Design Thinking ou Design Sprint. O HACKATHON TDAH marca o início de uma série de ações de desenvolvimento colaborativo, centrados nas necessidades dos pacientes, com foco na promoção de Saúde Mental através da incorporação de novas tecnologias.
Bibliografia:
- Sabaté E, editor. Adherence to long-term therapies: evidence for action. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2003.
- M Victor, Marcelo & Grevet, Eugenio & Iglesias Salgado, Carlos & L Silva, Katiane & O Sousa, Nyvia & Karam, Rafael & Vitola, Eduardo & Picon, Felipe & D Zeni, Gregory & Contini, Veronica & Rohde, Luis & Belmonte-de-Abreu, Paulo & Bau, Claiton. (2009). Reasons for Pretreatment Attrition and Dropout From Methylphenidate in Adults With Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Journal of clinical psychopharmacology. 29. 614-6. 10.1097/JCP.0b013e3181c00b1e.
- Revista Época Negócios – Brasil tem 230 milhões de Smatrphones em uso – 26/04/2019 – 08H20 – ATUALIZADA ÀS 17H13 – POR ESTADÃO CONTEÚDO Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/04/brasil-tem-230-milhoes-de-smartphones-em-uso.html
- Ben-Zeev, S.M. Schueller, M. Begale, J. Duffecy, J.M. Kane, D.C. Mohr Strategies for mHealth research: Lessons from 3 mobile intervention studies Administration and Policy in Mental Health and Mental Health Services Research, 42 (2015), pp. 157-167
- Adherence, persistence, and medication discontinuation in patients with attention-deficit/hyperactivity disorder – a systematic literature review. Gajria K, Lu M, Sikirica V, Greven P, Zhong Y, Qin P, Xie J – Neuropsychiatric Disease and Treatment. 2014;2014:1543-1569. https://doi.org/10.2147/NDT.S65721
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