MICRONUTRIENTES AFETAM BACTÉRIAS INTESTINAIS ASSOCIADAS AO TDAH – UM ESTUDO PEQUENO, MAS PROMISSOR
- 1.Vídeo Case FOCUS: Dr Rohde
- 2.TDAH OU PROBLEMAS DO SONO? Entenda a complexa relação entre os dois
- 3.APLICATIVO AUMENTA A ADESÃO AO TRATAMENTO E PERMITE MELHOR CONTROLE DOS SINTOMAS DO TDAH, indica estudo
- 4.MENINAS, MULHERES E TDAH: POR QUE O TRANSTORNO É TÃO DIFERENTE NAS GAROTAS?
- 5.PADRÕES CEREBRAIS PODEM PREVER SINTOMAS DO TDAH?
- 6.FUNÇÕES EXECUTIVAS E TDAH
- 7.MEU FILHO CULPA TODO MUNDO POR SEUS ERROS – exceto a si mesmo. O que fazer?
- 8.EXERCÍCIOS FÍSICOS E TDAH: MANTENHA SEU FILHO ATIVO!
- 9.COMO MELHORAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS: DICAS PARA ALUNOS COM TDAH
- 10.O QUE FAZER QUANDO O TDAH E TOD COOCORREM?
- 11.ESTUDO DESCOBRE RELAÇÃO ENTRE SMARTPHONES E SINTOMAS DE TDAH: veja quais e saiba como evitá-los
- 12.TDAH E ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA OS PAIS
- 13.O QUE A MEDICAÇÃO PARA TDAH PODE E NÃO PODE FAZER
- 14.USE SEU CAPACETE! O TDAH AUMENTA O RISCO DE LESÕES NA CABEÇA
- 15.CRIANÇAS COM TDAH PODEM FAZER AMIGOS MAIS FACILMENTE com essas dicas do Huntington Learning Center
- 16.YÔGA PODE BENEFICIAR CRIANÇAS COM TDAH
- 17.AJUDE SEU FILHO CUIDANDO DO SEU PROBLEMA COM TDAH PRIMEIRO
- 18.DICAS DE CAFÉ DA MANHÃ PARA MENTES OCUPADAS
- 19.ALERGIAS OU TDAH? Rinite pode parecer com problemas de comportamento ou aprendizagem
- 20.USO DE ACETAMINOFENO DURANTE A GRAVIDEZ ASSOCIADO AO RISCO DE TEA E TDAH
- 21.IMAGENS MOSTRAM DIFERENÇAS EM CÉREBROS DE PRÉ-ESCOLARES COM TDAH
- 22.USO CONTINUADO DE MEDICAÇÃO PARA TDAH PODE RETARDAR O CRESCIMENTO EM ATÉ 5 CM
- 23.POR QUE PESSOAS COM TDAH PODEM SER BEM-SUCEDIDAS NOS NEGÓCIOS
- 24.DORMIR NEM SEMPRE É FÁCIL PARA QUEM TEM TDAH
- 25.EFEITOS DA DISCIPLINA PARENTAL SEVERA EM CRIANÇAS COM TDAH
- 26.QUANDO O TDAH FAZ PARTE DA FAMÍLIA
- 27.UM RUÍDO DE FUNDO PODE AJUDAR PACIENTES COM TDAH A PERMANECER FOCADOS NA TAREFA?
- 28.EPILEPSIA E TDAH: COOCORRÊNCIA QUE DEVE SER INVESTIGADA PELOS PAIS
- 29.RECOMPENSAS: O QUE ELAS PODEM FAZER POR VOCÊ
- 30.MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TDAH: UM DESAFIO A SER TRABALHADO
- 31.AS 8 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TDAH
- 32.MOVA-SE: EXERCÍCIOS PODEM AJUDAR NOS SINTOMAS DE TDAH?
- 33.O QUE A ESCOLA PODE FAZER POR CRIANÇAS COM TDAH? Estudo aponta práticas importantes para instituições de ensino
- 34.MENINAS, MULHERES E TDAH: POR QUE O TRANSTORNO É TÃO DIFERENTE NAS GAROTAS?
- 35.6 DICAS PARA MAXIMIZAR A PRODUTIVIDADE QUANDO VOCÊ TEM TDAH
- 36.A CRIATIVIDADE DO TDAH
- 37.IMPULSIVIDADE E TDAH: UMA QUESTÃO CEREBRAL
- 38.TERAPIA COMPORTAMENTAL PARA O TDAH: CONSIDERE ESTA ABORDAGEM
- 39.ESTUDO DO NEW ENGLAND MEDICAL JOURNAL COMPARA RISCO DE SINTOMAS DE PSICOSE ENTRE MEDICAÇÕES ESTIMULANTES
- 40.DIETILESTILBESTROL PODE ELEVAR O RISCO DE TDAH NOS SEUS NETOS
- 41.TDAH E GANHO DE PESO: UMA REALIDADE COMUM, MAS COM SOLUÇÕES AO SEU ALCANCE
- 42.TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA TDAH: estudo aponta fatores capazes de prever a aderência das crianças
- 43.PROBLEMAS PARA FICAR PARADO? Estudos concluem que movimentar-se pode ajudar na concentração
- 44.FILHO ADOLESCENTE COM TDAH? ENCORAJE A COMUNICAÇÃO E EVITE O DRAMA
- 45.PEDINDO ACOMODAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO
- 46.NOVA PESQUISA INDICA QUE O TDAH NÃO TRATADO REDUZ A EXPECTATIVA DE VIDA NA IDADE ADULTA JOVEM – o tratamento pode ajudar a resolver o problema
- 47.PESSOAS COM FIBROMIALGIA TEM ALTA COOCORRÊNCIA DE TDAH, CONCLUI ESTUDO
- 48.NOVO DISPOSITIVO PODE DIMINUIR SINTOMAS DE TDAH
- 49.ENCONTRE SUA PRÓPRIA FORMA DE PRATICAR MINDFULNESS
- 50.ÓLEO DE CBD PARA TDAH? O QUE DIZ A PESQUISA
- 51.CRIAR UMA CRIANÇA COM TDAH CUSTA CINCO VEZES MAIS DO QUE CRIAR UM FILHO SEM TDAH, SEGUNDO ESTUDO
- 52.REPENSE SEU ESTRESSE RELACIONADO AO TDAH
- 53.TRATAMENTO DE TDAH E SUBSEQUENTE ABUSO DE SUBSTÂNCIAS
- 54.COMO A ADVERSIDADE PRECOCE SE RELACIONA COM A ATIVIDADE CEREBRAL ANOS DEPOIS
- 55.OS PAIS AMERICANOS SUPERESTIMAM OS SINTOMAS DE TDAH?
- 56.HIPERFOCO EM TDAH
- 57.O SEGREDO PARA SUPERAR A PROCRASTINAÇÃO
- 58.RAZÕES PELAS QUAIS É DIFÍCIL MANTER AMIGOS QUANDO VOCÊ TEM TDAH
- 59.TDAH HACKATHON – APROFUNDANDO O OLHAR PARA O APLICATIVO FOCUS
- 60.COMO UM DIAGNÓSTICO DE TDAH AFETA A AUTOESTIMA?
- 61.A CONEXÃO ENTRE O TDAH E A ENXAQUECA
- 62.MICRONUTRIENTES AFETAM BACTÉRIAS INTESTINAIS ASSOCIADAS AO TDAH – UM ESTUDO PEQUENO, MAS PROMISSOR
- 63.ANEMIA MATERNA NO INÍCIO DA GRAVIDEZ LIGADA À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TDAH E AUTISMO
- 64.HACKATHON TDAH – COMO PODEMOS MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES COM TDAH ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA?
- 65.TRATAMENTO PRECOCE DO TDAH EVITA COMPLICAÇÕES GRAVES
- 66.MÃES JOVENS PODEM SER MAIS PROPENSAS A TER FILHOS COM TDAH
- 67.TRAÇOS DE AUTISMO E DÉFICIT DE ATENÇÃO ASSOCIADO AO PEQUENO TRONCO CEREBRAL
- 68.TDAH E MENOPAUSA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER E O QUE PODE FAZER
- 69.DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO TDAH GRATUITOS NO SUS
- 70.O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 71.COMO POSSO AJUDAR MEU FILHO COM TDAH A ADORMECER?
- 72.CHEGARAM AS PROVAS FINAIS: COMO AJUDAR SEU FILHO A SE PREPARAR?
- 73.OS ÓLEOS DE ÔMEGA-3 AUMENTAM A ATENÇÃO TANTO QUANTO OS MEDICAMENTOS PARA O TDAH EM ALGUMAS CRIANÇAS
- 74.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 75.PESQUISADORES USARAM IMAGENS DO CÉREBRO PARA PREVER O DESENVOLVIMENTO DE TDAH E DE DEPRESSÃO EM CRIANÇAS
- 76.ESTRESSE E POLUIÇÃO PODEM CAUSAR DIFICULDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS
- 77.PESO AO NASCIMENTO E A SAÚDE MENTAL NO FUTURO
- 78.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS MUDOU
- 79.RELAÇÃO ENTRE TDAH E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
Crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) que usaram micronutrientes tinham níveis mais baixos de uma bactéria potencialmente ligada ao transtorno e uma gama mais saudável de microrganismos no intestino, de acordo com uma nova pesquisa.
O estudo foi publicado recentemente na revista Nature’s Scientific Reports. Foi uma colaboração entre os geneticistas de Christchurch, da Universidade de Otago, e do laboratório de Saúde Mental e Nutrição da Universidade de Canterbury, liderado pela psicóloga clínica Professora Julia Rucklidge.
O estudo piloto indica que a suplementação de micronutrientes – que inclui vitaminas e minerais – pode ser uma intervenção segura para pessoas com TDAH. Também mostra a necessidade de um estudo maior sobre o papel de uma bactéria específica chamada bifidobacterium em distúrbios do neurodesenvolvimento, como o TDAH.
O Dr. Aaron Stevens, geneticista da Universidade de Otago, de Christchurch, foi o principal pesquisador do estudo. Ele diz que há evidências crescentes, internacionalmente, indicando que o microbioma intestinal humano, ou bactérias intestinais, pode ter um papel relevante no desenvolvimento de distúrbios como depressão, TDAH e autismo. Um grande estudo internacional recente descobriu que crianças com TDAH apresentavam níveis significativamente mais altos da bactéria bifidobacterium no intestino do que aquelas sem a doença.
Usando a mais recente tecnologia de DNA, o Dr. Stevens e seus colegas analisaram as bactérias intestinais das crianças que receberam uma porção específica de micronutrientes durante um período de 10 semanas. O estudo foi pequeno, com a participação de apenas 17 crianças com idades entre sete e 12 anos. Dez crianças receberam micronutrientes, enquanto as outras receberam um tratamento com placebo.
Os pesquisadores descobriram que:
- Usar micronutrientes não afetou negativamente a estrutura ou composição geral do microbioma;
- As crianças que usaram micronutrientes tiveram significativamente mais unidades taxonômicas observadas (OTUs), o que é uma medida positiva de “riqueza” na comunidade de microbiomas;
- As crianças que usaram os micronutrientes apresentaram significativamente menos bifidobacteriumdo que as outras crianças.
A Professora Julia Rucklidge lidera o laboratório de Saúde Mental e Nutrição da Universidade de Canterbury. Ela diz que as pesquisas mais recentes são importantes para mostrar que os micronutrientes podem criar algumas mudanças positivas no microbioma das crianças com TDAH.
“O que os cientistas estão se perguntando agora é se as pessoas que sofrem de sintomas psiquiátricos específicos, como os associados ao TDAH, têm uma composição bacteriana diferente daquelas que não os apresentam, e se essas diferenças podem nos ajudar a entender a gravidade dos sintomas, ” diz a Professora Rucklidge.
“São necessárias mais pesquisas com grupos maiores de pessoas com TDAH para entender o efeito potencial de uma dieta, medicamentos, idade, etnia e gênero, nos resultados que foram relatados.”
A professora Rucklidge diz que o estudo piloto do efeito dos micronutrientes no microbioma foi seguido por um estudo de quase 100 crianças investigando o impacto do tratamento vitamínico-mineral na agressão e regulação emocional em crianças com TDAH. Esse estudo sugeriu que os micronutrientes poderiam melhorar a função geral, reduzir o prejuízo associado ao transtorno e melhorar a desatenção, a regulação emocional e a agressão nas crianças participantes.
Texto traduzido e adaptado do artigo publicado no website da Canterbury Univeristy, em 22 de agosto de 2019.