skip to Main Content

RAZÕES PELAS QUAIS É DIFÍCIL MANTER AMIGOS QUANDO VOCÊ TEM TDAH

IMG 1460
Post Series: TDAH & Cérebro

Fazer amigos e manter amizades pode ser uma luta para adultos com TDAH. Cynthia Hammer, coach de TDAH, fornece algumas informações sobre relações sociais e TDAH, além de dicas para ajudá-lo a melhorá-las.

Por que as amizades são difíceis quando você tem TDAH

Uma das melhores maneiras de encontrar a felicidade em sua vida é através de amizades próximas. Mas se você tem TDAH, já sabe que encontrar e manter essas amizades pode ser muito mais difícil do que parece.

Hammer diz que muitas vezes ficamos tão envolvidos em nossas próprias vidas, na tentativa de gerenciar tudo o que está acontecendo, que, muitas vezes, deixamos de pensar nos outros e o que poderíamos fazer por eles.

Seguem algumas razões pelas quais Hammer diz que o TDAH pode causar problemas para manter amigos:

Você se sente sobrecarregado. Quando estamos sobrecarregados, até pensar em fazer mais uma coisa é demais. Se essa “mais uma coisa” for para outra pessoa, ela pode facilmente nunca chegar aos nossos radares pessoais.

Você acha que não é importante. Nós nos convencemos de que as amizades não são importantes, ou acreditamos que a oportunidade de mostrar a um amigo que nos importamos com ele e que ele é importante para nós vem e vai frequentemente. Assim, parece não importar se você sente falta de alguns deles. Mas amigos que não se sentem reconhecidos e apreciados podem cair no esquecimento e, possivelmente, se questionem: “O que há nessa relação para mim?”

Você fica entediado. Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa. Elas acham difícil ser consistente em desfrutar regularmente de sua companhia, lhes dando atenção e mostrando boa vontade.

Você dá preferência a interesses em detrimento das pessoas. Às vezes, permitimos que algo tenha maior prevalência em relação a como usamos nosso tempo. Por exemplo, você pode optar em aprender a usar um novo videogame a ir ao cinema com um amigo, se isso lhe interessar mais.

Você é inconsistente. Comportamento instável e irregular, como agir como se você quisesse estar com alguém um dia, mas depois não querer vê-lo novamente por vários meses, não é a maneira de lidar com amizades. A pessoa que tem esse tipo de amizade pode se sentir usada e achar que você só entra em contato com ela quando não tem nada melhor a fazer.

Você tem uma memória fraca. Um desafio adicional para muitas pessoas com TDAH é uma memória fraca. Quais são os nomes dos três filhos do seu melhor amigo? Quem está para ganhar bebê? Ser informado desses tipos de detalhes pessoais e depois não se referir a eles em conversas futuras representa um enorme obstáculo para a criação de relacionamentos de longo prazo.

As pessoas querem sentir que são importantes – que suas atividades, sucessos e fracassos são compartilhados e valorizados por seus amigos. Amigos que consistentemente dizem “não me lembro disso” ou “esqueci que você me disse isso” dão a impressão de que eles não se importam o suficiente para lembrar.

Você evita assuntos que são importantes para seus amigos. Se você evitar certos assuntos porque não se lembra de informações importantes, dificilmente criará um relacionamento de longo prazo. Quando você é incapaz de compartilhar memórias e detalhes do seu tempo juntos, você dá a impressão de que não está realmente interessado em seus amigos e não valoriza a amizade deles.

7 maneiras de melhorar suas relações sociais

De acordo com Hammer, estes são os passos que você pode seguir para melhorar suas amizades:

Estar ciente. O primeiro passo para melhorar as interações sociais é tornar-se consciente de que o que você está fazendo é prejudicial. Monitore-se. Você está ouvindo ativamente? Caso contrário, comprometa-se com o fato de que, no próximo mês, você se concentrará completamente em ser um bom ouvinte. Se você disser alguma coisa, será apenas para fazer uma pergunta simples e curta, para esclarecer ou expandir o que o orador está dizendo.

Repita. Se você está ouvindo uma outra pessoa, ocasionalmente pergunte se você pode repetir o que ouviu e, em seguida, faça isso de forma simples e concisa. Não adicione nada. Dê a ela uma chance de dizer se você entendeu corretamente o que ela disse e, em seguida, deixe-a prosseguir enquanto você retorna ao seu papel como o bom ouvinte. Pratique, pratique, pratique estas habilidades.

Não interrompa. Você está interrompendo os outros? Mais uma vez, a conscientização é a chave. Torne-se consciente de si mesmo em suas interações. Se você está interrompendo as pessoas, tome medidas para parar. Quando você sentir este desejo, tome um gole de água, faça uma anotação, respire fundo e segure por um segundo, ou pense em “relaxar”. Não interrompa, mas, se o fizer, reconheça imediatamente, peça desculpas por interromper e incentive o orador a prosseguir.

Atenha-se ao tópico em questão. Se você tiver a tendência de mudar de assunto e sair por uma tangente não relacionada, conscientize-se e pare. As pessoas não apreciam e não veem isto com bons olhos.

Decida o quanto você valoriza suas amizades. O ato de prestar atenção suficiente aos seus amigos reflete no quanto você quer melhorar seus relacionamentos. Quanto você valoriza ter boas amizades e o que você está disposto a fazer para obter e mantê-las? Boas amizades não acontecem simplesmente. Eles demandam carinho e cuidado. Você está disposto a fazer o que é necessário? Você fará das boas amizades e relacionamentos uma prioridade? Quando você tem a escolha entre aprender sobre o seu novo computador e ir a um cinema com um amigo, você vai colocar um valor maior em conviver com o amigo por causa da recompensa a longo prazo? A escolha é sua.

Organize-se para nutrir seus relacionamentos. Quando estiver conversando com um amigo, faça planos para a próxima vez em que vocês se reunirem, se comprometa com ele e adicione o compromisso em seu calendário.

Aprenda a usar um App ou software que irá lembrá-lo de datas importantes, como aniversários, etc. Obtenha todas as informações de contato para cada um dos seus amigos salvos no seu celular. Compre cartões e selos variados para fazê-lo lembrar facilmente dos aniversários. Ao fazer compras, pegue alguns itens que você pode usar como presentes inesperados para seus amigos. Ou compre ingressos para alguma atividade e peça para eles irem com você.

Deixe seus amigos saberem o quanto eles significam para você. Propositadamente, diga-lhes o quanto você aprecia a amizade deles, o quanto você aproveita o tempo que passam juntos e o quanto está ansioso para marcar algo numa próxima oportunidade. Não deixe passar muito tempo sem entrar em contato com aqueles cuja amizade você mais valoriza.

Dicas para lidar com a falta de memória

É um dos desafios mais difíceis listados aqui e, infelizmente, a falta de memória não vai desaparecer, diz Hammer. Seguem estratégias para minimizar o impacto:

Anote sobre seus amigos, incluindo seus gostos, interesses, relacionamentos importantes e atividades, e revise-os antes do próximo encontro.

Inscreva-se em um serviço que enviará cartões de aniversário e outros eventos importantes para você. Você pode configurá-lo para o ano inteiro de uma só vez.

Anote os nomes de quem você conheceu recentemente e revise-os ocasionalmente.

Prepare-se antes de se encontrar com alguém que você não vê há algum tempo. Pergunte sobre o que você sabe que é importante para ele e o que está acontecendo em sua vida. Demonstre que você se lembra de detalhes importantes das coisas que ele lhe contou.

As pessoas com TDAH têm muito a contribuir para relacionamentos – entusiasmo, criatividade, energia, humor e muito mais. Não esconda dos outros essas qualidades incríveis, não lhes dando a chance de conhecê-lo melhor.

Ao aprender e praticar técnicas simples para interações sociais saudáveis, você estará a caminho de uma recompensa de bons relacionamentos e de amizades consistentes.

Artigo traduzido e adaptado do Very Well Mind, escrito por Keath Low, em 31 de julho de 2019.

https://www.verywellmind.com/how-to-make-friends-when-you-have-adhd-20402?utm_source=NRC-CHADD+Master+List&utm_campaign=a5e9c73255-EMAIL_CAMPAIGN_2018_12_18_04_09_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_2985b6fcb4-a5e9c73255-48366109

 

 

Compartilhe com seus amigos!
Back To Top