skip to Main Content

HIPERFOCO EM TDAH

IMG 1218
Post Series: TDAH & Cérebro

O TDAH geralmente se manifesta como hiperatividade, impulsividade ou desatenção, o que gera a impressão de que a pessoa não consegue se concentrar. No entanto, isto é enganoso, porque o TDAH é um problema para regular a atenção, ao invés de uma falta de atenção. Algumas pessoas com essa condição podem apresentar hiperfoco.

O hiperfoco no TDAH é definido como a concentração intensa e sustentada em um único interesse ou projeto por um período prolongado de tempo. Pessoas que experimentam hiperfoco muitas vezes ficam tão absortas que bloqueiam o mundo ao seu redor.

Crianças e adultos com TDAH frequentemente exibem hiperfoco quando trabalham intensamente em coisas que lhes interessam. Em essência, o hiperfoco é o oposto de outro sintoma de TDAH: a distração. A pessoa que passa por um episódio de hiperfoco pode, às vezes, perder o interesse sem qualquer explicação.

O que faz com que o cérebro de TDAH seja hiperconcentrado?

Como a distração, acredita-se que o hiperfoco resulte de níveis anormalmente baixos de dopamina, um neurotransmissor particularmente ativo nos lobos frontais do cérebro. Essa deficiência de dopamina torna difícil “mudar o rumo” para assumir tarefas chatas, mas necessárias.

“Crianças e adultos com TDAH têm dificuldade em mudar a atenção de uma coisa para outra”, diz o especialista em TDAH Russell Barkley, Ph.D. “Se eles estão fazendo algo de que gostam ou se sentem psicologicamente recompensados, tendem a persistir nesse comportamento, diferente de outros sem TDAH que normalmente passam para outras assuntos. Os cérebros das pessoas com TDAH são atraídos por atividades que dão feedback instantâneo ”.

Na opinião de Larry Silver, MD, psiquiatra da Escola de Medicina da Georgetown University em Washington D.C., essa concentração intensa é, na verdade, um mecanismo de enfrentamento.

“É uma maneira de lidar com a distração”, diz Silver. “Os jovens com TDAH da Universidade me dizem que, intencionalmente, entram em um estado de foco intenso para fazer um trabalho. As crianças mais novas fazem a mesma coisa inconscientemente, quando estão fazendo algo prazeroso, como assistir a um filme ou jogar um jogo de computador. Muitas vezes nem sabem que estão se concentrando tão intensamente”.

O hiperfoco no TDAH é ruim?

Não há nada inerentemente prejudicial sobre o hiperfoco. Na verdade, isso pode ser um ativo. Algumas pessoas com TDAH, por exemplo, são capazes de canalizar seu foco em algo produtivo, como uma atividade relacionada à escola ou ao trabalho. Outros se permitem focalizar em algo como recompensa por completar uma tarefa chata, mas importante.

“Muitos cientistas, escritores e artistas com TDAH tiveram carreiras muito bem-sucedidas, em grande parte, por causa de sua capacidade de se concentrar no que estão fazendo por horas a fio”, diz Kathleen Nadeau, PH.D., psicóloga em Silver Spring, Maryland e autora de “ADD-Friendly Ways to Organize Your Life”.

“As crianças com TDAH costumam gostar do que é divertido e emocionante, e são contrárias a fazer coisas que não querem”, diz Joseph Biederman, chefe do programa de psicofarmacologia pediátrica do Massachusetts General Hospital, em Boston. “Combine isso com um gerenciamento de tempo ruim e problemas de socialização, ambos típicos de crianças com TDAH, e a criança pode acabar jogando Nintendo sozinha durante todo o final de semana”.

Adultos com TDAH contam histórias de reuniões ou prazos perdidos porque ficaram tão absortos em algo que perdem a noção do tempo. Em um caso extraordinário, citado por Nadeau, uma mulher com TDAH estava tão concentrada em um projeto que não percebeu que sua casa havia pegado fogo. “Foi só quando os bombeiros entraram na casa, procurando por alguém dentro, que ela olhou para cima e percebeu o que estava acontecendo”, diz Nadeau.

Dicas para gerenciar o hiperfoco

Uma vez que você aprende a transformar o hiperfoco a seu favor, este torna-se uma grande vantagem. Há várias histórias sobre indivíduos com TDAH que podem se concentrar intensamente por longos períodos de tempo em projetos complexos.

As dicas a seguir podem ajudar a tornar o hiperfoco mais gerenciável para crianças:

  • Realize um cronograma para controle de atividades que tendem a resultar em hiperfoco. Isso pode envolver limitar o tempo que elas passam assistindo televisão ou jogando videogames.
  • Tente conscientizar a criança de que o hiperfoco é um sintoma de sua condição. Isso pode ajudá-la a entender que precisa lidar com isso.
  • Use marcações de tempo finais, como o final de um filme, como um sinal de que a criança precisa reorientar sua atenção. Isso pode impedir que ela fique absorta por muito tempo.
  • Promova atividades que as afastem do isolamento e que a estimulem a conviver socialmente.

Estas dicas poderão ajudar os adultos:

– Defina tempo através de cronômetros e lembretes para ajudar a concluir todas as tarefas, atividades ou trabalhos essenciais.

– Estabeleça prioridades e as alcance passo a passo. Isso evita focar em apenas uma atividade por muito tempo.

– Não tenha medo de pedir às pessoas nas proximidades para desligarem televisões ou outras distrações, se ficar evidente que o hiperfoco está começando a se instalar.

– Solicite às pessoas que telefonem ou enviem e-mails em horários específicos. Isso pode ajudar a quebrar períodos intensos de foco.

Tomar medicamentos para tratar a condição geral também pode ajudar a aliviar o hiperfoco, bem como outros sintomas.

Obs: É importante ressaltar que o Manual Diagnóstico e Estatístico da 5ª Edição (DSM-5) da Associação Americana de Psiquiatria não relaciona o hiperfoco entre seus critérios diagnósticos para TDAH.

Fonte:

Texto traduzido e adaptado das seguintes publicações:

Medical News Today, em 8 julho 2019, por Amanda Barrell. Avaliado por Timothy J. Legg, PhD, CRNP https://www.medicalnewstoday.com/articles/325681.php

De Royce Flippin para Additude Magasin, 9 de Julho 2019.

https://www.additudemag.com/understanding-adhd-hyperfocus/

Keath Low para Very Well Mind. Em 12 de Julho, 2019.

https://www.verywellmind.com/hyperfocus-and-add-20464

Compartilhe com seus amigos!
Back To Top