skip to Main Content

REPENSE SEU ESTRESSE RELACIONADO AO TDAH

IMG 0441
Post Series: TDAH & Cérebro

Ter TDAH pode ser estressante.

Embora encontrar profissionais e seguir um plano de tratamento possa ser uma fonte importante de estresse e irritação, não é a principal causa do estresse por TDAH.

São as pequenas coisas que causam mais estresse. Isso inclui as mensagens que as pessoas que tem TDAH recebem ao longo do dia – até mensagens de si mesmas sobre suas próprias expectativas. Chaves do carro perdidas, compromissos esquecidos, a sensação de não ter tempo suficiente – essas experiências comuns e outras semelhantes contribuem para o estresse. Assim como o sentimento geral de que você deveria fazer melhor, mesmo quando sabe que já está fazendo o melhor que pode.
“Sintomas de TDAH como frustração e impaciência tendem a agravar o estresse e a ansiedade”, diz Jeffrey Gersten, psicólogo da Loyola University Health System e do Gottlieb Memorial Hospital em Melrose Park, Illinois.

O TDAH e o estresse

O estresse é a reação emocional e física a situações que percebemos como difíceis. Se você tem TDAH, você pode experimentar um nível elevado de estresse por causa das dificuldades para regular as emoções e reações negativas que você já experimentou em situações semelhantes. Juntas, essas sensações podem piorar ainda mais os sintomas, fazendo a situação parecer mais estressante do que anteriormente experimentada.

Pesquisadores que estudam o estresse notaram níveis mais altos de cortisol em pessoas com TDAH, um hormônio liberado quando uma pessoa se sente estressada, do que em pessoas que não têm TDAH. Na verdade, apenas pensar sobre as coisas que os estressavam aumentava a quantidade de cortisol presente em seus corpos.

Adultos com TDAH realmente têm mais coisas para se sentir estressados, diz Ari Tuckman, psicólogo, autor de “More Attention, Less Deficit”. Os sintomas do TDAH afetam o desempenho no trabalho, a vida em casa e a vida social. Isto tudo afeta quanto dinheiro uma pessoa ganha e a sua permanência no emprego, da mesma forma que afeta a felicidade em seus relacionamentos.

Repensando o estresse na sua origem

Repensar a origem do seu estresse e como você vê a situação pode fazer a diferença. Um grupo de pesquisadores na Espanha estudou estratégias de como lidar com a situação que funcionaram bem para reduzir o estresse para pessoas com TDAH.

As três estratégias que eles consideraram mais úteis foram:

• Reavaliar positivamente ou repensar a situação: reavaliar os eventos estressantes para vê-los por um enfoque mais positivo;

• Buscar apoio: buscar apoio de outras pessoas em momentos de estresse;

• Planejar: fazer um planejamento para resolver problemas e encontrar formas de lidar com situações estressantes.

“Reavaliar positivamente é considerar uma situação negativa em sua vida e encontrar uma forma de percebê-la de maneira mais positiva”, diz Neil Petersen. “Provavelmente não é uma grande surpresa que ser capaz de reformular experiências desafiadoras de uma forma positiva seja psicologicamente benéfico. A parte complicada, é claro, é descobrir exatamente como fazer isso em sua própria vida ”.
Ele diz que o processo de encontrar as áreas que você pode reformular inclui:

• Ver sintomas em termos científicos, não moralistas. O que algumas pessoas dizem é que a preguiça ou a falta de força de vontade são sintomas relacionados ao processo de recompensas e à função executiva. Lutar contra eles não significa que você esteja fazendo más escolhas morais, mas que está lidando com uma função cerebral. “Nós passamos de ver o TDAH como uma falha de caráter para vê-lo de forma mais neutra, como resultado do funcionamento da mente com TDAH”, diz ele;

• Entender nossos próprios comportamentos no que diz respeitos aos nossos sintomas. O comportamento está relacionado a como você pode estar lidando com os sintomas, diz ele. Reconhecer que os sintomas não são falhas pessoais pode reformular a forma como você vê suas válvulas de estresse;

• Reconhecer que o TDAH pode influenciar seus objetivos. O TDAH influencia seu ambiente e as coisas que você acha agradáveis. Peterson diz que, em vez de tentar viver como se você não tivesse TDAH, concentre-se em criar uma vida que te faça feliz.

Lidar com as habilidades pode reduzir o estresse do TDAH

Então, o que você pode fazer para reduzir um pouco o seu estresse? As recomendações gerais para comer bem, dormir o suficiente e se exercitar diariamente são úteis para todos. Outras sugestões úteis para reduzir o estresse são praticar mindfulness, reduzir compromissos quando possível, usar um calendário para distribuir as tarefas e delegar.

A prática de respirar profundamente pode ajudar imediatamente a reduzir o estresse, segundo a pesquisa. O ato de fazer 10 respirações profundas muda a forma como o corpo está reagindo, forçando-o a respirar mais devagar e a reduzir a quantidade de cortisol que o corpo libera. Isso dá ao cérebro a chance de processar as informações recebidas e reagir melhor. Combinado com uma abordagem de mindfulness, uma técnica simples de respiração pode trazer rapidamente a uma sensação de maior tranquilidade.
“Controlar a respiração é uma maneira comprovada de reduzir o estresse”, diz o Dr. Gersten. “As pessoas com TDAH precisam desacelerar suas mentes para impedir o pensamento negativo. Caso contrário, eles podem perder rapidamente o controle. ”

Se você tentou praticar essas abordagens e ainda sente seus níveis de estresse altos, converse com seu médico. Às vezes, uma conversa com um terapeuta pode ajudar a reformular os problemas e permitir que você tenha um espaço para que suas preocupações sejam reveladas. Para algumas pessoas, se as mudanças de comportamento e reavaliação não funcionarem, uma segunda avaliação e tratamento para uma condição simultânea, como ansiedade, também pode ajudar.

Fonte:
Traduzido e adaptado do ADHD Weekly, 11 de April, 2019.https://chadd.org/adhd-weekly/reframe-your-adhd-related-stress/
Por Neil Petersen Atualizado em 15 Jan 2019.https://blogs.psychcentral.com/adhd-millennial/2019/01/changing-your-perspective-as-an-adhd-coping-skill/

Compartilhe com seus amigos!
Back To Top