O QUE A ESCOLA PODE FAZER POR CRIANÇAS COM TDAH? Estudo aponta práticas importantes para instituições de ensino
- 1.Vídeo Case FOCUS: Dr Rohde
- 2.TDAH OU PROBLEMAS DO SONO? Entenda a complexa relação entre os dois
- 3.APLICATIVO AUMENTA A ADESÃO AO TRATAMENTO E PERMITE MELHOR CONTROLE DOS SINTOMAS DO TDAH, indica estudo
- 4.MENINAS, MULHERES E TDAH: POR QUE O TRANSTORNO É TÃO DIFERENTE NAS GAROTAS?
- 5.PADRÕES CEREBRAIS PODEM PREVER SINTOMAS DO TDAH?
- 6.FUNÇÕES EXECUTIVAS E TDAH
- 7.MEU FILHO CULPA TODO MUNDO POR SEUS ERROS – exceto a si mesmo. O que fazer?
- 8.EXERCÍCIOS FÍSICOS E TDAH: MANTENHA SEU FILHO ATIVO!
- 9.COMO MELHORAR O RENDIMENTO NOS ESTUDOS: DICAS PARA ALUNOS COM TDAH
- 10.O QUE FAZER QUANDO O TDAH E TOD COOCORREM?
- 11.ESTUDO DESCOBRE RELAÇÃO ENTRE SMARTPHONES E SINTOMAS DE TDAH: veja quais e saiba como evitá-los
- 12.TDAH E ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO PARA OS PAIS
- 13.O QUE A MEDICAÇÃO PARA TDAH PODE E NÃO PODE FAZER
- 14.USE SEU CAPACETE! O TDAH AUMENTA O RISCO DE LESÕES NA CABEÇA
- 15.CRIANÇAS COM TDAH PODEM FAZER AMIGOS MAIS FACILMENTE com essas dicas do Huntington Learning Center
- 16.YÔGA PODE BENEFICIAR CRIANÇAS COM TDAH
- 17.AJUDE SEU FILHO CUIDANDO DO SEU PROBLEMA COM TDAH PRIMEIRO
- 18.DICAS DE CAFÉ DA MANHÃ PARA MENTES OCUPADAS
- 19.ALERGIAS OU TDAH? Rinite pode parecer com problemas de comportamento ou aprendizagem
- 20.USO DE ACETAMINOFENO DURANTE A GRAVIDEZ ASSOCIADO AO RISCO DE TEA E TDAH
- 21.IMAGENS MOSTRAM DIFERENÇAS EM CÉREBROS DE PRÉ-ESCOLARES COM TDAH
- 22.USO CONTINUADO DE MEDICAÇÃO PARA TDAH PODE RETARDAR O CRESCIMENTO EM ATÉ 5 CM
- 23.POR QUE PESSOAS COM TDAH PODEM SER BEM-SUCEDIDAS NOS NEGÓCIOS
- 24.DORMIR NEM SEMPRE É FÁCIL PARA QUEM TEM TDAH
- 25.EFEITOS DA DISCIPLINA PARENTAL SEVERA EM CRIANÇAS COM TDAH
- 26.QUANDO O TDAH FAZ PARTE DA FAMÍLIA
- 27.UM RUÍDO DE FUNDO PODE AJUDAR PACIENTES COM TDAH A PERMANECER FOCADOS NA TAREFA?
- 28.EPILEPSIA E TDAH: COOCORRÊNCIA QUE DEVE SER INVESTIGADA PELOS PAIS
- 29.RECOMPENSAS: O QUE ELAS PODEM FAZER POR VOCÊ
- 30.MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TDAH: UM DESAFIO A SER TRABALHADO
- 31.AS 8 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TDAH
- 32.MOVA-SE: EXERCÍCIOS PODEM AJUDAR NOS SINTOMAS DE TDAH?
- 33.O QUE A ESCOLA PODE FAZER POR CRIANÇAS COM TDAH? Estudo aponta práticas importantes para instituições de ensino
- 34.MENINAS, MULHERES E TDAH: POR QUE O TRANSTORNO É TÃO DIFERENTE NAS GAROTAS?
- 35.6 DICAS PARA MAXIMIZAR A PRODUTIVIDADE QUANDO VOCÊ TEM TDAH
- 36.A CRIATIVIDADE DO TDAH
- 37.IMPULSIVIDADE E TDAH: UMA QUESTÃO CEREBRAL
- 38.TERAPIA COMPORTAMENTAL PARA O TDAH: CONSIDERE ESTA ABORDAGEM
- 39.ESTUDO DO NEW ENGLAND MEDICAL JOURNAL COMPARA RISCO DE SINTOMAS DE PSICOSE ENTRE MEDICAÇÕES ESTIMULANTES
- 40.DIETILESTILBESTROL PODE ELEVAR O RISCO DE TDAH NOS SEUS NETOS
- 41.TDAH E GANHO DE PESO: UMA REALIDADE COMUM, MAS COM SOLUÇÕES AO SEU ALCANCE
- 42.TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA TDAH: estudo aponta fatores capazes de prever a aderência das crianças
- 43.PROBLEMAS PARA FICAR PARADO? Estudos concluem que movimentar-se pode ajudar na concentração
- 44.FILHO ADOLESCENTE COM TDAH? ENCORAJE A COMUNICAÇÃO E EVITE O DRAMA
- 45.PEDINDO ACOMODAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO
- 46.NOVA PESQUISA INDICA QUE O TDAH NÃO TRATADO REDUZ A EXPECTATIVA DE VIDA NA IDADE ADULTA JOVEM – o tratamento pode ajudar a resolver o problema
- 47.PESSOAS COM FIBROMIALGIA TEM ALTA COOCORRÊNCIA DE TDAH, CONCLUI ESTUDO
- 48.NOVO DISPOSITIVO PODE DIMINUIR SINTOMAS DE TDAH
- 49.ENCONTRE SUA PRÓPRIA FORMA DE PRATICAR MINDFULNESS
- 50.ÓLEO DE CBD PARA TDAH? O QUE DIZ A PESQUISA
- 51.CRIAR UMA CRIANÇA COM TDAH CUSTA CINCO VEZES MAIS DO QUE CRIAR UM FILHO SEM TDAH, SEGUNDO ESTUDO
- 52.REPENSE SEU ESTRESSE RELACIONADO AO TDAH
- 53.TRATAMENTO DE TDAH E SUBSEQUENTE ABUSO DE SUBSTÂNCIAS
- 54.COMO A ADVERSIDADE PRECOCE SE RELACIONA COM A ATIVIDADE CEREBRAL ANOS DEPOIS
- 55.OS PAIS AMERICANOS SUPERESTIMAM OS SINTOMAS DE TDAH?
- 56.HIPERFOCO EM TDAH
- 57.O SEGREDO PARA SUPERAR A PROCRASTINAÇÃO
- 58.RAZÕES PELAS QUAIS É DIFÍCIL MANTER AMIGOS QUANDO VOCÊ TEM TDAH
- 59.TDAH HACKATHON – APROFUNDANDO O OLHAR PARA O APLICATIVO FOCUS
- 60.COMO UM DIAGNÓSTICO DE TDAH AFETA A AUTOESTIMA?
- 61.A CONEXÃO ENTRE O TDAH E A ENXAQUECA
- 62.MICRONUTRIENTES AFETAM BACTÉRIAS INTESTINAIS ASSOCIADAS AO TDAH – UM ESTUDO PEQUENO, MAS PROMISSOR
- 63.ANEMIA MATERNA NO INÍCIO DA GRAVIDEZ LIGADA À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TDAH E AUTISMO
- 64.HACKATHON TDAH – COMO PODEMOS MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES COM TDAH ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA?
- 65.TRATAMENTO PRECOCE DO TDAH EVITA COMPLICAÇÕES GRAVES
- 66.MÃES JOVENS PODEM SER MAIS PROPENSAS A TER FILHOS COM TDAH
- 67.TRAÇOS DE AUTISMO E DÉFICIT DE ATENÇÃO ASSOCIADO AO PEQUENO TRONCO CEREBRAL
- 68.TDAH E MENOPAUSA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER E O QUE PODE FAZER
- 69.DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO TDAH GRATUITOS NO SUS
- 70.O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 71.COMO POSSO AJUDAR MEU FILHO COM TDAH A ADORMECER?
- 72.CHEGARAM AS PROVAS FINAIS: COMO AJUDAR SEU FILHO A SE PREPARAR?
- 73.OS ÓLEOS DE ÔMEGA-3 AUMENTAM A ATENÇÃO TANTO QUANTO OS MEDICAMENTOS PARA O TDAH EM ALGUMAS CRIANÇAS
- 74.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS VAI MUDAR!
- 75.PESQUISADORES USARAM IMAGENS DO CÉREBRO PARA PREVER O DESENVOLVIMENTO DE TDAH E DE DEPRESSÃO EM CRIANÇAS
- 76.ESTRESSE E POLUIÇÃO PODEM CAUSAR DIFICULDADES COGNITIVAS EM CRIANÇAS
- 77.PESO AO NASCIMENTO E A SAÚDE MENTAL NO FUTURO
- 78.ATENÇÃO: O APLICATIVO FOCUS MUDOU
- 79.RELAÇÃO ENTRE TDAH E DEPRESSÃO NA VIDA ADULTA
Uma nova pesquisa pode ajudar a esclarecer caminhos para escolas que desejam apoiar crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) a melhorarem sintomas e a maximizarem sua performance escolar.
O estudo, liderado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, envolveu pesquisadores do EPPI-Centre (Universidade College London), que realizaram uma revisão sistemática de todas as pesquisas disponíveis sobre medidas não medicamentosas capazes de apoiar crianças com TDAH em instituições de ensino1.
Publicada na Review of Education, a pesquisa encontrou que intervenções que incluíam apoio individual e foco na autorregulação melhoravam os resultados escolares. O estudo foi custeado pelo National Institute for Health Research Collaboration for Leadership in Applied Health Research and Care (CLAHRC) South West Peninsula – ou PenCLAHRC.
O release oficial do estudo2 explica que o número médio de crianças com TDAH é de 5% e isso significa que a maioria das salas de aula no mundo terão ao menos um aluno com o transtorno. Estes alunos têm dificuldade de ficar parados, focar a atenção e controlar impulsos muito mais do que outras crianças de suas idades.
Escolas podem ser um ambiente particularmente desafiador para crianças portadoras de TDAH e a dificuldade de esperar a vez de falar ou fazer alguma coisa e até mesmo de ficar sentado pode afetar os professores ou os colegas de aula.
A equipe de investigadores encontrou 28 estudos clínicos randomizados sobre intervenções não medicamentosas capazes de ajudar crianças com TDAH nas instituições de ensino.
Em uma metanálise, eles observaram os diferentes componentes de cada medida sendo implementada para descobrir as evidências de quais seriam mais efetivas.
Os estudos variavam em qualidade, o que limita a confiança da equipe nos resultados, avisa o release oficial da pesquisa. Contudo, eles encontraram importantes aspectos de intervenções bem-sucedidas na melhoria da performance escolar das crianças, quando elas focavam no desenvolvimento da autorregulação e foram ensinadas em sessões individuais.
A autorregulação é uma capacidade difícil para crianças que tendem a ser impulsivas e que apresentam problemas de atenção. Crianças precisam saber como se sentem por dentro, achar gatilhos e evitá-los, se possível. Então, precisam parar e pensar antes de responderem aos outros. É um mecanismo complexo, que exige ainda mais de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade do que de crianças sem a desordem, mas estas capacidades podem ser ensinadas e aprendidas.
A equipe do estudo também encontrou evidência promissora no uso de boletins diários. Nesta intervenção, as crianças estabelecem metas diárias que são revisadas e escritas em boletins que elas levam consigo da escola para a casa. Recompensas foram dadas para os alunos que atingiram suas metas.
O número de estudos observando esta ferramenta era menor e o resultado foi contraditório. Mas, a utilização de um relatório diário é uma medida relativamente barata e fácil de implementar. O boletim encoraja a colaboração entre escola e casa e oferece a flexibilidade para responder às necessidades individuais de cada criança.
Tamsin Ford, professora de Psiquiatria Infantil na Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, diz que crianças com TDAH são obviamente únicas. “É um assunto complexo e não existe uma solução que se enquadre para todos os alunos. Contudo, nossa pesquisa dá a evidência mais forte até aqui de que intervenções não medicamentosas por parte das escolas podem sim ajudar crianças a desenvolverem seus potenciais em termos escolares, acadêmicos e em outras áreas de suas vidas”, argumenta a professora.
Ela reforça que mais pesquisas são necessárias. Mas, diz que, enquanto isso, “as escolas deveriam tentar os boletins diários e proporcionar ferramentas capazes de desenvolver a autorregulação das emoções. Estas abordagens funcionam melhor para crianças com TDAH em sessões individuais”, lembra Tamsin Ford.
Fontes:
1 MOORE D, et al. School‐based interventions for attention-deficit/hyperactivity disorder: a systematic review with multiple synthesis methods. Review of Education. 2018. Doi: https://doi.org/10.1002/rev3.3149. Disponível em: <https://ore.exeter.ac.uk/repository/handle/10871/33886>. Acesso em: 05 de dezembro de 2018.
2 HOW SCHOOLS CAN OPTIMIZE SUPPORT FOR CHILDREN WITH ADHD. SCIENCE DAILY. Disponível em: <https://www.sciencedaily.com/releases/2018/10/181019100644.htm>. Acesso em: 05 de dezembro de 2018.