skip to Main Content

ALERGIAS OU TDAH? Rinite pode parecer com problemas de comportamento ou aprendizagem

IMG 9516
Post Series: TDAH & Cérebro

Os sintomas de alergia podem perturbar a capacidade das crianças de aprender.

Espirros constantes, coceira incessante nos olhos e nariz escorrendo podem ser extremamente desagradáveis para pessoas de todas as idades, durante a estação das alergias.

Embora esses sintomas geralmente não sejam considerados um grande problema de saúde, eles podem causar um grande impacto na capacidade da criança de aprender na escola.

De fato, os sintomas de alergias sazonais podem ser confundidos com distúrbios de aprendizado ou outras condições que podem afetar o aprendizado, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), informou a Dra. Maria Garcia-Lloret, alergista pediátrica certificada pela Mattel Children Hospital.

“Os adultos podem expressar suas alergias com mais clareza, mas as alergias podem deixar as crianças no meio de uma fumaça. As crianças que estão congestionadas podem ficar sem foco e vistas como desatentas em sala de aula”, disse ela.

Uma criança com alergias sazonais não tratadas pode passar a aula inteira distraída por seu desconforto, ao invés de aprender – o que pode fazer com que piorem as notas e os professores se preocupem.

Além disso, sintomas desconfortáveis, como o congestionamento, podem diminuir a qualidade do sono das crianças à noite, tornando ainda mais difícil focar na escola, disse a Dra. Tania Elliott, alergista e residente em Nova York.

“As crianças que passam a noite toda congestionadas e respirando pela boca terão seu padrão de sono interrompido. Elas definitivamente não estarão tão revigorados ou atentas”, disse Elliott à Healthline.

Como saber se são alergias ou deficiências de aprendizado?

Os pais devem se atentar quando o filho começar a ficar agitado na escola, identificar o período de duração e verificar se ele apresenta sintomas de alergia tradicionais.

“Se a criança está indo bem na escola a cada mês, exceto outubro e novembro, e, de repente, você for informado que ela não está prestando atenção, provavelmente, isto está relacionado a alergias sazonais”, disse Elliott. “Se você tem alguma dificuldade de aprendizado, normalmente, não tem um nariz escorrendo, por exemplo.”

As alergias são a sexta maior causa de doenças crônicas nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Elas são muito comuns entre crianças e adultos. Em 2016, o CDC estimou que 5,5 milhões de crianças apresentavam sintomas de rinite, enquanto 7,6 milhões de crianças tinham alergias respiratórias.

Garcia-Lloret estima que cerca de 20 a 30 por cento das crianças com alergias têm dificuldade em aprender como resultado de seus sintomas.

“Pode ser que eles não estejam falhando na escola, mas isso afeta o seu comportamento. Os professores podem dizer que a criança está realmente inquieta ”, disse Garcia-Lloret. “Tratar alergias pode melhorar sua concentração e capacidade de terminar o trabalho.”

Como parar os sintomas da alergia

 Se o seu filho tiver sintomas de alergia, leve-o ao pediatra ou a um alergologista para descobrir a causa do problema. Em seguida, trabalhe com o médico em um plano de tratamento.

“Muitos pais não querem dar remédio aos filhos e eu entendo isso. Mas se eu encontrar uma conexão entre a falta de foco na escola e seus sintomas de alergia, recomendo um plano de tratamento de 8 semanas ”, disse Garcia-Lloret.

Os tratamentos para alergias sazonais tradicionalmente incluem spray nasal esteróide, anti-histamínico e vacina contra alergia. Remédios naturais – como sprays salinos para limpeza nasal – também podem ajudar as crianças a encontrar alívio, disse Elliott.

“Pense nisso: lavamos nossas mãos com frequência, por que não devemos lavar nossas passagens nasais também? O spray salino pode remover o pólen de sua passagem nasal, e as crianças podem usá-lo de 5 a 10 vezes por dia ”, disse Elliott.

Os pais de crianças com sintomas moderados a graves também devem tomar medidas para reduzir sua exposição a alérgenos sazonais. Limite o tempo que elas passam ao ar livre quando a contagem de pólen é alta, e faça com que usem roupas removíveis a caminho da escola.

“Um casaco quebra-vento, óculos escuros e um boné podem ajudar as crianças a minimizar a quantidade de pólen que fica preso em suas roupas, olhos e cabelos. Peça-lhes que coloquem esses itens em um armário, assim que chegarem à sala de aula ”, disse Elliott.

Finalmente, veja se o professor permite que você coloque um filtro de ar na sala de aula, ela acrescenta. Minimizar os gatilhos no local irá manter as crianças com alergias mais confortáveis ao longo do dia.

A maioria das pessoas considera que suas alergias sazonais são um incômodo de curto prazo, com o qual elas lidam em alguns meses do ano. Mas quando não tratada, seus efeitos na vida cotidiana podem se transformar em problemas de longo prazo, inclusive na escola.

Fonte:

Matéria de Joni Sweet, em 24 de Maio de 2018.

< https://www.healthline.com/health-news/hay-fever-can-look-like-behavior-or-learning-issues#2>

Compartilhe com seus amigos!
Back To Top