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DICAS DE CAFÉ DA MANHÃ PARA MENTES OCUPADAS

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Post Series: TDAH & Cérebro

Você já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas você sabia que isso afeta diretamente sua capacidade de manter a atenção pela manhã?

“Simplesmente, tomar café da manhã é bom para a saúde”, diz Kathy McManus, diretora do Departamento de Nutrição do Hospital Brigham and Women, afiliado à Harvard, ao Harvard Heart Letter. Ela sugere que o café da manhã inclua proteínas magras e carboidratos integrais de digestão lenta, como aveia, iogurte grego e frutas frescas, ou ovos mexidos com vegetais.

Quando se trata de TDAH, os mesmos alimentos também podem ajudar a melhorar a atenção pela manhã e pelo resto do dia. Muitas vezes, os medicamentos estimulantes podem reduzir seu apetite ou o apetite do seu filho, tornando ainda mais importante fazer um café da manhã saudável. Uma refeição completa antes de tomar medicamentos pode ajudar a fornecer calorias e nutrientes necessários para o dia todo.

Há também evidências mostrando que um café da manhã rico em proteína, seja de carboidratos complexos ou carnes magras, ovos e produtos lácteos, pode ajudar os medicamentos a serem mais eficazes. O café da manhã que inclui vegetais e frutas também pode contribuir para que os medicamentos estimulantes permaneçam ativos no organismo por mais tempo.

“Um estudo em sala de aula sobre o efeito do café da manhã (em crianças não diagnosticadas com TDAH) mostrou que a atenção se deteriorou ao longo da manhã, independentemente delas terem tomado café da manhã”, explica L. Eugene Arnold, MD, especialista em ciência residente do Centro de Recursos sobre TDAH no programa do CHADD, à revista CHADD’s Attention in Diet and ADHD. “Essa deterioração foi pior quando as crianças não comeram café da manhã, do que quando elas tomaram um café da manhã com cereais integrais e leite.”

Quando essas crianças tomaram um café da manhã com o mesmo número de calorias, mas desta vez composto principalmente de açúcares – cereais açucarados, folhados e doces – a queda na atenção aconteceu mais rapidamente, diz ele.

Começando o dia com os alimentos certos

Conseguir essas proteínas e calorias para o seu filho ou para si mesmo na primeira hora da manhã pode ser difícil – não importa quão bons sejam para a atenção e a saúde. O que você pode fazer para ter uma manhã mais produtiva?

Tome medicação durante ou após o café da manhã

A maioria dos medicamentos estimulantes não se ativa por 20 ou 30 minutos após ingeridos. Use esse atraso a seu favor. Em vez de tomar a medicação para TDAH logo após acordar, desfrute de um café da manhã nutritivo antes ou em conjunto com a sua medicação. Tomar café da manhã antes que a medicação iniba seu apetite lhe dará tempo para comer uma refeição matinal que seja saudável e repleta de alimentos que mantêm a atenção.

Passe algum tempo planejando refeições simples e com muita proteínas

Tenha à mão ovos cozidos, juntamente com cereais integrais, aveia, iogurte, frutas e verduras cortadas, para refeições simples e fáceis de levar. Se tiver mais tempo, prepare à noite o café da manhã seguinte com alimentos que você possa cozinhar diariamente, o que levará a uma refeição fácil e quente na mesa bem rápido. Ou você pode cozinhar a refeição no fim de semana e reaquecer no forno ou no micro-ondas durante a semana.

Pense além dos alimentos do café da manhã

Sanduíches, sopas em canecas térmicas e recipientes de legumes com molhos de iogurte podem ser atraentes e fáceis de transportar. As sobras do jantar podem ser aquecidas e desfrutadas pela manhã.

Busque alimentos inteiros e minimamente processados

Eles tendem a ter maior valor nutricional e ajudar você e seus filhos a se sentirem satisfeitos por mais tempo durante o dia, o que pode ajudar na atenção.

Considere os alimentos mais açucarados como guloseimas

Se você gosta de um donut ou folhados de manhã, ocasionalmente, não se preocupe. O objetivo é incorporar alimentos ricos em proteínas e carboidratos complexos para o seu café da manhã diário, e manter os alimentos mais adoçados, como guloseimas, para serem desfrutados em dias especiais.

Este artigo foi publicado no ADHD Weekly em 17 de Maio, 2018. <https://chadd.org/adhd-weekly/breakfast-tips-for-busy-minds/>
<https://chadd.org/about-adhd/nutrition-and-adhd/>

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