skip to Main Content

CRIANÇAS COM TDAH PODEM FAZER AMIGOS MAIS FACILMENTE com essas dicas do Huntington Learning Center

Criança Com TDAH Pode Fazer Amigo Mais Facilmente
Post Series: TDAH & Cérebro

Crianças com TDAH, muitas vezes, tem dificuldades em fazer amizades durante o ano letivo. Elas podem ter dificuldades em captar sugestões sociais, iniciar e manter conversas, ser empáticas em relação a seus colegas e permanecer calmas quando se sentem frustradas ou ofendidas.

Pesquisas mostram que crianças com TDAH são mais propensas a ter conflitos com seus colegas ou serem ignoradas e negligenciadas por seus pares. Esses padrões sociais podem ser difíceis de quebrar – especialmente quando as crianças estão interagindo com o mesmo grupo de colegas de classe, dia após dia e ano após ano.

As férias proporcionam um novo começo para amizades. Conhecer crianças diferentes em um novo ambiente às vezes é o suficiente para que as amizades tenham um bom começo. Há coisas que os pais podem fazer para ajudar seus filhos neste início.

Ensine táticas de amizade. Conversem com seus filhos sobre o que é preciso para fazer um novo amigo. Crianças com TDAH muitas vezes precisam aprender habilidades sociais, da mesma forma que precisam aprender técnicas de leitura ou a praticar um esporte. Orientem seus filhos sobre maneiras de iniciar uma conversa, participar de um grupo e ser um bom esportista durante os jogos e atividades. Treine como desempenhar essas habilidades com seus filhos e incentive-os a usar essas habilidades ao observá-los brincando com outras crianças. No final deste post, há alguns passos simples para ajudá-los a começar.

Incentive encontros para brincadeiras e confraternizações. Estudos mostram que as crianças que convidam seus colegas para fazer atividades divertidas são mais bem quistas do que as crianças que não oferecem convites. Portanto, ajudem seus filhos a pensar em atividades divertidas e auxilie-os a convidar um novo amigo para brincar. As atividades podem ser algo simples como ir ao parquinho por alguns minutos no final do dia, ou algo como uma brincadeira em casa ou uma ida ao cinema.

Obtenha ajuda de conselheiros, educadores e coaches. Crianças com TDAH muitas vezes precisam de apoio durante todo o dia para fazer e manter novas amizades. Conversem com os conselheiros, tutores e coaches dos seus filhos sobre as habilidades com as quais vocês estão trabalhando com eles. Informem que seus filhos poderiam usar algum apoio extra no que se refere a fazer novos amigos. Vocês podem até mesmo perguntar a alguns membros da equipe de colônia de férias se eles estariam dispostos a experimentar as dicas de coaching apresentadas neste post. Vocês provavelmente ficarão surpresos como as pessoas estão dispostas a ajudar seus filhos a fazer novos amigos.

Inscrevam seus filhos em atividades que lhes permita brilhar. As demandas do ano letivo podem dificultar que uma criança com TDAH se sinta confiante acadêmica e socialmente. Aproveitem a flexibilidade das férias, inscrevendo seus filhos nas atividades que eles se sintam mais confiantes e que mais gostem. Essa confiança será naturalmente transferida para as interações com os novos amigos que compartilham os mesmos interesses.

Aumentem a confiança construindo habilidades acadêmicas. Inscrevam seu filhos em aulas de reforço escolar e programas acadêmicos durante as férias, além de atividades divertidas. Eles conhecerão outras crianças como eles e terão a oportunidade de ver que não são os únicos que precisam de um pouco de ajuda extra para acompanhar a escola. Aprenderão que até mesmo crianças legais tem dificuldades. Essas sessões também oferecem uma oportunidade para seus filhos praticarem a conversação e aprenderem o espirito esportivo, além de poderem convidar os colegas para atividades fora da sala de aula. E qual o maior benefício? Estarão aprendendo habilidades acadêmicas que os colocarão à frente quando a escola começar. Isto é ótimo como impulsionador de confiança!

DICAS DE COACHING DE PAIS

Talvez mais do que qualquer outro problema, pais de crianças com TDAH se preocupam que seus filhos façam e mantenham amigos. As férias podem ser uma ótima oportunidade para seus filhos apertarem o botão de reset e criarem fortes amizades com crianças que compartilham os mesmos interesses. Aproveitem a oportunidade para praticarem algumas das dicas mencionadas aqui e vocês verão seus filhos florescerem.

Dicas para boas conversas

  1. Faça contato com os olhos.
  2. Faça perguntas sobre algo em que você acha que a outra pessoa pode estar interessada.
  3. Dê a outra pessoa a chance de falar. (Não seja centralizador!)
  4. Mantenha a conversa. Compartilhe algo sobre você a respeito do assunto que estão falando ou pergunte algo novo

Dicas para o sucesso do espírito esportivo

  1. Seja um bom vencedor. Não se gabe ou implique quando você vencer. Diga “bom jogo” ao perdedor.
  2. Seja um bom perdedor. Diga: “Tudo bem; talvez eu ganhe da próxima vez”. Então parabenize o vencedor.
  3. Torça pelos seus companheiros de equipe. Faça isso mesmo quando estiver se sentindo frustrado.

Dicas para fazer parte de um grupo

  1. Faça o primeiro movimento. Ao invés de esperar que alguém do grupo perceba você, apresente-se quando houver uma interrupção na conversa.
  2. Siga as dicas de conversa acima para participar da conversa.
  3. Se o grupo já estiver envolvido em uma atividade (como um jogo ou um projeto), simplesmente se apresente e depois diga: “Isso parece divertido! Por favor, posso me juntar a vocês?”

Traduzido e adaptado do texto de Dr. Mary Rooney / Especial para Huntington Learning Center . Disponível em:

< https://huntingtonhelps.com/resources/adhd-blog >

< https://www.omaha.com/momaha/sponsored/huntington/child-with-adhd-can-make-friends-more-easily-with-these/article_a39654bf-9290-513a-9cb8-51da24ddf793.html >Jul 19, 2018.

Compartilhe com seus amigos!
Back To Top