skip to Main Content

O QUE FAZER QUANDO O TDAH E TOD COOCORREM?

700 O Que Fazer Quando O TDAH E TOD Coocorrem
Post Series: TDAH & Cérebro

Você pede para sua filha se sentar com a família durante o jantar e ela estoura em uma explosão de raiva. É a mesma rotina toda noite. Você define um limite de horário, mas ela nunca respeita as regras. Você acaba se sentindo como se estivesse pisando em ovos, porque nunca sabe como ela responderá, até mesmo ao menor comentário.

Soa familiar? É assim a convivência com uma criança que tem Transtorno Opositivo Desafiador.

O que é o TOD?1

Transtorno Opositivo Desafiador é bastante comum entre crianças e adolescentes e, muitas vezes, coocorre com o TDAH. É classificado como Transtorno Disruptivo do Comportamento.

Embora a maioria dos adolescentes certamente teste os limites dos adultos de tempos em tempos, os sintomas do TOD geralmente começam muito mais cedo – normalmente na época em que a criança entra na pré-escola. Além disso, o comportamento do TOD é consistentemente desafiador, em contraste com a usual rebeldia dos adolescentes, que é inconstante.

Crianças com o Transtorno Opositivo Desafiador desenvolvem um padrão comportamental com características marcantes e constantes – não cooperam, desafiam tudo e todos que puderem, questionam autoridades e outras questões que prejudicam o sucesso nas relações sociais e escolares. Outros sintomas do TOD incluem:

– Birras frequentes

– Discussões excessivas

– Questionamento de regras

– Recusa em fazer o que adultos pedem

– Tentativas deliberadas de machucar as pessoas

– Culpar os outros por seus próprios erros

– Sentir-se muito irritado pelos outros

– Raiva e rancor frequentes

– Praticar atitudes más propositadamente

– Busca por vingança quando machucado

Estes sintomas são geralmente vistos em diversas situações, mas são mais notáveis em casa ou na escola. De 1% a 16% das crianças e adolescentes têm TOD. As causas são desconhecidas, mas muitos pais reportam que seu filho com TOD foi mais exigente e rígido do que seus irmãos sem o transtorno.3

Diagnosticado com TDAH e TOD?

Esse tipo de comportamento agressivo e desafiador é ainda mais provável quando o TDAH é adicionado à mistura. TDAH e TOD geralmente acontecem juntos, embora não haja estudos para quantificar os casos de coocorrência. Algumas fontes mostram que 25% das crianças e 45% dos adolescentes com TDAH também terão um diagnóstico de TOD, mas esse número não é realmente exato porque inclui apenas aquelas crianças que foram vistas por um profissional de saúde mental.2

É provável que as condições coocorram por compartilharem alguns fatores genéticos. Também pode haver fatores de risco para TOD relacionados à vida familiar, ao ambiente ou fatores psicológicos.

Mas, o que é realmente importante é o efeito dos dois diagnósticos combinados. O TDAH tende a tornar os sintomas da TOD mais perceptíveis e vice-versa. Quando o TDAH é acompanhado por TOD, pode haver uma resistência maior ao tratamento. Isso pode diminuir a capacidade de resposta das crianças para tratamentos.1

Tratamento para coexistência de TDAH e TOD

Se seu filho foi diagnosticado com TDAH e TOD, o melhor plano de tratamento é aquele com uma abordagem multimodal. Isso significa que não se deve confiar em apenas uma abordagem, como medicação ou terapia comportamental, mas encontrar um equilíbrio. Embora isso seja verdade para muitas pessoas com TDAH, é ainda mais importante quando o TOD também faz parte do quadro.

O treinamento dos pais é muitas vezes o ponto de partida para o tratamento do TOD. Saber responder às explosões e ao mau comportamento, bem como disciplinar efetivamente seu filho, é essencial para ajudá-lo a aprender a administrar a si mesmo.

Terapia individual e familiar, que pode incluir treinamento de habilidades sociais ou treinamento de habilidades de resolução de problemas cognitivos, são ferramentas importantes. Geralmente, nestes casos, apenas medicação não é eficaz no tratamento do TOD, mas, quando transtornos coexistem, os estimulantes ainda são uma opção eficaz no tratamento do TDAH.

Fontes

1 WHAT TO DO WHEN ADHD AND ODD CO-OCCUR. THE NATIONAL RESOURCE ON ADHD.

Disponível em: <http://www.chadd.org/Understanding-ADHD/About-ADHD/ADHD-Weekly/Article.aspx?id=574>. Acesso em: 31 de agosto de 2018.

2 DISRUPTIVE BEHAVIOR DISORDERS. THE NATIONAL RESOURCE ON ADHD.

Disponível em: <http://www.chadd.org/Understanding-ADHD/About-ADHD/Coexisting-Conditions/Disruptive-Behavior-Disorders.aspx>. Acesso em: 31 de agosto de 2018.

3 OPPOSITIONAL DEFIANT DISORDER. AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY. Disponível em: <https://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/Children-With-Oppositional-Defiant-Disorder-072.aspx>. Acesso em: 31 de agosto de 2018.

Compartilhe com seus amigos!
Back To Top